O estado do Tocantins estará em festa, celebrando no dia 5 de outubro 35 anos de conquistas desde sua criação.

O marco histórico será comemorado de maneira especial, envolvendo não apenas os municípios do estado, mas também a capital federal, Brasília.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Entre os dias 25 de setembro e 2 de outubro, a exposição “Tocantins 35 Anos” acontecerá no Salão Negro do Congresso Nacional.

A mostra ilustra a trajetória de criação do estado e os elementos que representam sua identidade econômica, ambiental, turística e cultural.

A abertura oficial da exposição está agendada para a próxima terça (26), às 16h, e contará com a presença do governador Wanderlei Barbosa.

Também estarão presentes secretários de Estado, parlamentares, servidores da Secretaria Extraordinária de Representação em Brasília e outros convidados ilustres.

Além disso, as comemorações dos 35 anos do Tocantins em Brasília incluirão uma sessão solene conjunta, envolvendo senadores e deputados.

A solenidade está programada para o dia 2 de outubro, no Plenário da Câmara dos Deputados, na capital federal.

Durante a sessão, personalidades que desempenharam papéis fundamentais na história do Tocantins serão homenageadas.

A exposição “Tocantins 35 Anos” é organizada pela Secretaria Extraordinária de Representação em Brasília (Serb) e pela Secretaria de Estado da Comunicação (Secom).

Além disso, a iniciativa conta com a correalização do gabinete da senadora professora Dorinha, que desempenha um papel importante na gestão dos protocolos do Senado Federal para eventos dessa natureza.

A senadora também é coautora, em parceria com o senador Eduardo Gomes e o deputado federal Ricardo Ayres, do requerimento que possibilitou a realização da sessão solene.

“Tocantins 35 Anos”

A exposição destaca a história do Tocantins, desde sua criação até os momentos e personagens marcantes dessa trajetória.

Além disso, ressalta a estrutura política, econômica, ambiental, turística e cultural que o estado construiu ao longo de três décadas e meia, evidenciando sua beleza natural, biodiversidade e compromisso com o desenvolvimento econômico sustentável.

A exposição é uma oportunidade única de celebrar as conquistas do Tocantins no Congresso Nacional, reunindo autoridades políticas e formadores de opinião.

RELACIONADAS

+ Wellington Macedo, ligado a bomba no aeroporto, chega à Brasília

+ Acusado de tentativa de explosão em Brasília é preso pela PF

+ Marcha das Mulheres Indígenas começa nesta segunda (11) em Brasília