A área técnica da Hanseníase da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) realiza um treinamento nesta quarta-feira (29).
A proposta é com o objetivo de orientar municípios acerca da nova estratégia adotada pelo Ministério da Saúde (MS) para controle da hanseníase.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O curso também promove capacitação para o teste rápido da doença para avaliação de contatos.
A capacitação é destinada a 75 municípios tocantinenses que integram a região Macro Centro Sul, e é feita em Palmas, no auditório do Palácio Araguaia.
A região Macro Norte receberá a capacitação no mês de maio, em Araguaína.
Conforme a bióloga e coordenadora da área técnica da Hanseníase da SES-TO, Márcia Faria, o público-alvo deste evento são os secretários municipais de saúde e coordenadores de vigilância.
“O intuito é que eles entendam quais são os critérios para utilização dos testes, e que hoje, a prioridade é diminuir os casos de hanseníase no Estado”, destacou a gestora.
Para a diretora de doenças transmissíveis e não transmissíveis da SES-TO, Gisele Luz, o Ministério da Saúde durante o ano de 2022 realizou quatro capacitações no estado.
Ainda segundo a diretora, esta é uma técnica nova no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Essa tecnologia será incorporada a partir de agora, e eu não tenho como inferir o impacto dos testes na rede, mas eu posso dizer razoavelmente”, reforçou.
RELACIONADAS
+ Teste rápido de HIV é oferecido no Dia Internacional de Luta contra a LGBTfobia
+ Teste rápido para Covid-19 é ofertado em escolas municipais de Manaus
+ Operação Select investiga fraude na compra de testes rápidos na Paraíba
Testes de hanseníase
O teste rápido da hanseníase está aprovado para uso exclusivo na investigação de contatos de casos confirmados de hanseníase.
É um teste imunocromatográfico capaz de determinar de forma qualitativa, a presença de anticorpos IgM antiMycobacterium leprae em amostras biológicas de soro, plasma ou sangue total.
O resultado é realizado por análise visual, não necessitando de auxílio de outros equipamentos para leitura, devendo ser realizado em tempo inferior ou igual a 20 minutos.
O Tocantins já recebeu 764 kits (teste + lanceta), com 3.820 testes rápidos para utilização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 139 municípios tocantinenses.
Casos da doença
Em 2022, foram diagnosticados 761 novos casos de hanseníase no Tocantins, sendo 47 em menores de 15 anos. Este ano já foram diagnosticados 192 novos casos.