O ex-deputado e ex-senador Totó Cavalcante faleceu nesta quarta-feira (17) em Palmas, aos 77 anos, após uma batalha contra o câncer e complicações decorrentes de enfisema pulmonar e pneumonia, que evoluiu para uma insuficiência respiratória.

Figura emblemática na política tocantinense, Antônio Totó Aires Cavalcante foi um dos pioneiros na luta pela criação do estado do Tocantins e deixou um legado marcante em sua trajetória política e no setor de comunicação.

Nascido em Corrente, no Piauí, Totó Cavalcante construiu sua carreira política inicialmente em Goiás, onde foi eleito deputado estadual por dois mandatos.

Sua atuação se destacou pela defesa da criação do Tocantins, culminando em sua participação em uma greve de fome ao lado do, na época deputado, José Wilson Siqueira Campos. Em 1994, foi eleito primeiro suplente de senador e chegou a assumir o mandato temporariamente.

No Tocantins, ele também exerceu o cargo de secretário de Estado e contribuiu para o desenvolvimento do setor de comunicação com a criação da Rádio Independência do Tocantins.

Com a perda de Totó Cavalcante aos 77 anos de idade, o governador Wanderlei Barbosa decretou luto oficial de três dias no estado.

O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.