Ícone do site Portal Norte

Tecnologia agiliza resultados das eleições para Conselho Tutelar em Palmas

Tecnologia agiliza divulgação dos resultados das eleições para Conselho Tutelar em Palmas

Equipe da TI, do Ministério Público, e o procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, visualizando as informações do sistema- Foto: Divulgação/MPTO

No último domingo (1º), Palmas (TO) se destacou ao divulgar os resultados das eleições para o Conselho Tutelar em um tempo recorde de apenas 1 hora e 26 minutos.

A agilidade foi possível graças ao uso de uma tecnologia inovadora desenvolvida pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Palmas foi a primeira capital do país a anunciar os eleitos para o Conselho Tutelar, estabelecendo um novo padrão de eficiência no processo eleitoral.

A tecnologia

A tecnologia que possibilitou essa rapidez foi composta por dois produtos criados pelo MPTO: o aplicativo “BU – IntegraVoto” e a plataforma de gerenciamento e totalização.

O aplicativo permitiu o envio automático dos chamados “Boletins de Urna”, que contêm os votos de cada candidato, para uma central de apuração.

Simultaneamente, a plataforma de gerenciamento e totalização permitiu o acompanhamento online em tempo real da apuração.

Movimentação foi intensa no domingo para eleição dos conselheiros tutelares, em Palmas- Foto: Divulgação/MPTO

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Palmas, Amilson Rodrigues, elogiou a nova plataforma, destacando sua segurança, praticidade e rapidez.

Ele comparou o tempo de divulgação dos resultados com a eleição anterior, onde a população teve que esperar até a madrugada para conhecer os eleitos, ao contrário deste ano, em que todos já sabiam o resultado às 18h30.

O procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, enfatizou a importância da contribuição do Ministério Público nesse processo eleitoral, ressaltando que a tecnologia trouxe mais transparência e eficiência à divulgação das informações.

Ernandes Rodrigues da Silva, chefe do Departamento de Modernização e Tecnologia da Informação (DMTI) do MPTO, explicou que o sistema desenvolvido tornou todo o processo mais ágil e simples, destacando a facilidade de uso do aplicativo.

Além da capital, o sistema foi utilizado por 127 dos 139 municípios do Tocantins, e também foi adotado por cidades do Acre e do Maranhão.

Um dos aspectos mais notáveis dessas eleições foi a participação recorde de eleitores em Palmas, totalizando 23.740 votantes, o maior número na história das eleições para conselheiros tutelares da cidade.

RELACIONADAS

+ Eleição para Conselho Tutelar contará com transporte gratuito no TO

+ Conselho Tutelar: 20 são eleitos após 26 mil votarem em Rio Branco

+ Eleição para Conselho Tutelar segue pela noite em Iranduba-AM

Sair da versão mobile