Ícone do site Portal Norte

Ação conjunta realiza emissão de documentos para indígenas no TO

TO Secult e TRE realizam ação de emissão de documentos indígenas

Secretaria de Cultura do Tocantins e Tribunal Regional Eleitoral realizam ação de emissão de documentos para população indígena - Foto: ASCOM Governo do Tocantins

A Secretaria da Cultura (Secult) iniciou nesta terça-feira (17) em Tocantinópolis o cadastramento para a emissão da Carteira Nacional do Artesão.

A ação segue até quinta-feira (19) nas aldeias indígenas São José e Mariazinha.

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O documento oferecido pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) é válido em todo o território nacional e permite aos artesãos cadastrados a participação em eventos, feiras, oficinas, cursos, entre outras oportunidades.

Além do trabalho realizado pela Secult, são oferecidos serviços como a emissão de certidões de nascimento ou casamento, título eleitoral, identidade, CPF e certificado militar.

A ação é realizada em conjunto com o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) para incentivar a população indígena na participação no processo político tocantinense.

A programação inclui a participação da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Sebrae, a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot) e a Secretaria da Educação (Seduc).

Os artesãos também podem realizar o cadastro on-line através do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB).

RELACIONADAS

+ TO: biodiversidade empodera mulheres artesãs e inspira artistas

+ RR: Ministério das Mulheres promove debates em comunidades indígenas

+ Operação retira não-indígenas de terras homologadas no Pará

Sair da versão mobile