Ícone do site Portal Norte

Governo do Tocantins cria Lei de Cotas para concursos públicos

Governo do Tocantins cria Lei de Cotas para concursos públicos

Governo do Tocantins assina projeto que cria a Lei de Cotas no Estado - Foto: Manoel Júnior/Sepot Governo do Tocantins

Em celebração ao mês da Consciência Negra, o Governo do Tocantins assinou nesta quinta-feira (23), o projeto de lei que institui a Política de Ações Afirmativas, a Lei de Cotas.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Em resumo, a lei reserva vagas para pessoas negras, indígenas e quilombolas em concursos públicos estaduais e de entidades do poder executivo.

O projeto prevê a reserva de 10% das vagas para pessoas negras, 5% para indígenas e 5% para quilombolas. O projeto ainda precisa ser aprovado pela Assembleia Legislativa.

O secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes, afirma que a assinatura do projeto de lei é um marco para a história do Tocantins, e que irá formar um grupo de trabalho para discutir e criar a Secretaria da Igualdade Racial.

“O nosso governador é um entusiasta da pauta e criou a Sepot, que tem feito um brilhante trabalho, resgatando uma pauta que não é só de 35 anos, é secular. Ele tem cobrado as equipes a tomarem providências para poder minimizar situações bastante precárias e promover uma maior justiça social, um exemplo é a criação dessa lei hojel”, disse Gomes.

A construção do projeto teve colaboração da Casa Civil, Secretaria de Estado da Administração (Secad) e da Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot).

RELACIONADAS

+ Lula sanciona Projeto que atualiza Lei de Cotas

+ Câmara aprova reformulação da Lei de Cotas em universidades federais

+ Instituída comissão que estuda viabilidade de concurso público em TO

Sair da versão mobile