O tomate costuma ser aquele ingrediente aliado de quase todos os pratos. Fácil de encontrar, é possível fazer várias receitas com o alimento. Mas, além disso, o tomate nos traz uma série de benefícios para a saúde, preparado em forma crua ou cozida.
De acordo a BBC News Brasil, o tomate é rico em potássio que é um mineral crucial na manutenção da saúde do coração e do sistema nervoso. Comer alimentos ricos em potássio está associado a um menor risco de AVC (acidente vascular cerebral) e também pode estar associado a uma menor taxa de doença cardíaca coronária. Fora isso, o potássio também ajuda nos níveis de pressão arterial.
Estudos têm demonstrado que o licopeno, outra substância presente no tomate, tem potencial para reduzir significativamente o risco de doenças cardiovasculares, como aterosclerose e doença cardíaca coronária.
Os fitoquímicos presentes no tomate também trazem outros benefícios, incluindo a preservação da saúde ocular e um potencial efeito protetor contra a degeneração macular relacionada à idade e outras doenças oculares.
Como orientação, 80 gramas de tomate são consideradas uma das cinco porções diárias de frutas e vegetais recomendadas pela Organização Mundial da Saúde para uma dieta saudável. Essa quantidade equivale aproximadamente a um tomate tradicional ou 7 tomates-cereja.