Mais de 110 toneladas de entorpecentes foram apreendidos pelas Forças de Segurança do Amazonas nos últimos cinco anos.

Somente este ano, conforme dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), foram apreendidos mais de 26 toneladas de drogas.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Este ano, além da apreensão de drogas, as ações culminaram, também, na prisão de 1.774 pessoas por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas.

A Base Fluvial Arpão foi responsável pela apreensão, entre os anos de 2020 e 2023, de mais de 8,5 toneladas.

E é nos rios que ocorrem as maiores apreensões. Este ano, foram capturados mais de 1,5 tonelada de cocaína, a maior já registrada no estado.

No último dia 11 de dezembro, cerca de 1 tonelada de cocaína foi confiscada. Essa é a segunda maior apreensão do mesmo entorpecente do ano.

Somente no mês de novembro, 4,4 toneladas de entorpecentes foram embargadas durante ações de combate ao tráfico de drogas executadas na capital e no interior do Estado.

A soma das ações resultou, somente este ano (janeiro a novembro) em 26 toneladas. Deste total, o maior montante (19,876) é de maconha do tipo skunk. A apreensão de cocaína totalizou 6.546,58 toneladas.

Prisões

Cerca de 1.774 pessoas foram presas por suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas.

As prisões por tráfico representam 28% do total geral de prisões realizadas em todo o estado entre os meses de janeiro a outubro deste ano.

RELACIONADAS

+ Polícia apreende em embarcação 40 kg de entorpecentes em Coari-AM

+ Polícia Militar do AM apreende 260 quilos de entorpecentes em embarcação

Linha de tempo

Em 2019, o Amazonas registrou a apreensão de 6,5 toneladas de entorpecentes.

A partir de 2020, esse montante saltou para mais de 22 toneladas, em 2021 alcançou 28,9 toneladas, em 2022 saltou para 34 toneladas e, este ano, até novembro, apreendeu mais de 26 toneladas.