A a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais registrou que um cachorro foi diagnosticado com varíola dos macacos em Juiz de Fora, em Minas Gerais.

– Envie esta notícia no seu WhatsApp

– Envie esta notícia no seu Telegram

De acordo com a secretaria, a doença foi transmitida pelo dono do filhote, configurando o primeiro relato de contágio de ser humano para animal no Brasil, conforme a pasta.

No último dia 13 de agosto, o filhote, de cinco meses, apresentou os primeiros sintomas da doença, com o surgimento de lesões no dorso e pescoço.

Porém, o dono do animal procurou atendimento no sistema de saúde, já com sintomas da varíola dos macacos, no dia 8.

Ambos foram colocados em isolamento e passam bem. Uma outra pessoa que manteve contato domiciliar com o paciente humano está assintomático para a doença e em monitoramento.

________________________

RELACIONADAS

Homem testa positivo para varíola dos macacos, Covid-19 e HIV, afirmam cientistas na Itália

FVS confirma transmissão local de Monkeypox no AM; Estado tem 9 casos confirmados

Vacina contra Monkeypox segue sem previsão de chegar ao Brasil

________________________

O comunicado de que o animal estava com a varíola dos macacos foi feito à Secretaria de Saúde pela Cievs-MG (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Minas Gerais) na segunda (22).

“No Brasil, até o presente momento, não havia evidência documentada de transmissão da doença do ser humano para animais ou de animais para o ser humano. Existem dois relatos no mundo, nos EUA e França, em que a potencial transmissão de humano a animal está sendo estudada”, diz a secretaria.

A secretaria afirma que a varíola dos macacos pode causar graves problemas de saúde em animais susceptíveis. Diante disso, orienta pessoas com suspeita ou confirmação de infecção pelo vírus a evitar contato próximo com pets.

É necessário ainda descartar de forma adequada material utilizado no tratamento da doença. Até esta quinta-feira (25, Minas Gerais registra 228 casos confirmados em seres humanos para varíola dos macacos.

Estão em andamento investigações para confirmação de outros 642 possíveis casos. Outros 556 foram descartados.

_________________________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS