O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF) toma posse nesta terça-feira (25) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Mendonça vai ocupar a vaga do ministro Alexandre de Moraes, que deixou o tribunal no início do mês por dois anos, prorrogáveis. Ele terá o desafio de lidar com as fake news nas eleições de 2026.

Moraes se despediu do Tribunal no dia 3 de junho, quando passou o comando da Corte para a atual presidente, Cármen Lúcia.

Após a posse, o TSE terá Cármen Lúcia, Nunes Marques e Mendonça ocupando as vagas destinadas a magistrados do STF.

Na composição titular, o TSE conta ainda com Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares nas vagas destinadas aos advogados.

Quem é André Mendonça?

André Mendonça foi advogado da União de 2000 a 2021 e ocupou cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública, durante o governo Jair Bolsonaro.

Em julho de 2021, o presidente Jair Bolsonaro o indicou para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal, sendo empossado em 16 de dezembro.

Além disso, foi assessor especial do ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, de 2016 a 2018, no governo Michel Temer.

Mendonça é graduado em ciências jurídicas e sociais e possui especialização em direito público pela Universidade de Brasília (UnB).

Além disso, tem doutorado e conquistou mestrado pela Universidade de Salamanca, na Espanha.

O magistrado também foi professor do curso de direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie de Brasília.