O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu mais uma vez o julgamento da ação contra o senador Jorge Seif (PL-SC). O parlamentar acusado de abuso de poder econômico durante as eleições de 2022.
O julgamento começou no dia 4 de abril e havia sido remarcado para esta terça-feira (16), mas foi adiado pela ausência do relator, ministro Floriano de Azevedo. Segundo o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes o motivo foi uma “doença em família”.
“Eu comunico inicialmente o adiamento do item um da pauta, o item um, Recurso Ordinário 0602909, de relatoria do ministro Floriano Azevedo Marques, que não pode comparecer hoje por motivos de doença em família”, declarou o ministro.
A Corte ainda não divulgou uma data para a retomada do julgamento.
Abuso de poder econômico
A ação contra o senador foi proposta pela coligação formada pelos partidos: União Brasil, Patriota e PSD. A acusação está ligada ao apoio dos empresários, Luciano Hang (dono da rede Havan), e Almir Manoel Atanázio dos Santos, presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados da cidade de São João Batista.
De acordo com o documento, o senador teria sido beneficiado pela empresa Havan ao usar a estrutura física e veículos da mesma durante a campanha.
O Tribunal Regional de Santa Catarina julgou o caso e rejeitou a ação. Segundo o entendimento da Corte, não houve abuso de poder econômico.