A primeira tubulação na obra da avenida Djalma Batista foi concluída nesta sexta-feira (17), na Zona Centro-Sul de Manaus.

Conforme a gestão municipal, foram finalizados os trabalhos de implantação da primeira linha de tubulação em aduelas de concreto, que dará grande vazão às águas da chuva e do igarapé do Bindá.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) ressaltou que o trabalho é realizado por uma equipe de 100 homens, atuando dia e noite, para acelerar as obras no local.

O trabalho se concentra nas proximidades da entrada do conjunto Eldorado, onde houve afundamento da pista. 

Avanço obras na Djalma Batista

O secretário de Obras, Renato Junior, ressaltou o avanço dos trabalhos no local. 

“Em 48 horas já implantamos 29 metros de uma linha de tubulação, retirando toda a antiga rede desgastada para substituí-la por essa nova, bem maior, mais moderna e, principalmente, com material bem mais resistente, para dar garantia de durabilidade por décadas”, afirmou Renato. 

Nesta sexta, as equipes farão o revestimento da anelação, preenchendo todo o espaçamento entre os tubos e o envelopamento.

O trabalho consiste na cobertura com areia e cimento que forma uma espécie de aterro para garantir maior resistência e evitar a fuga de materiais, conforme a Seminf. 

Ainda nesta sexta, as equipes da Seminf iniciam a implantação da outra linha (paralela) de tubulação em aduela de concreto. 

De acordo com informações da pasta, assim que essa linha paralela for finalizada, começam os trabalhos de aterro e a finalização com implantação do asfalto na via. 

RELACIONADAS

+ Interdição na Av. Djalma Batista: paradas de ônibus são alteradas em Manaus

+ Trecho na Djalma Batista será interditado para obras, em Manaus

+ Obras no trecho da Djalma Batista inicia nesta quarta em Manaus

Interdições

Veículos oriundos da zona Oeste (avenida Desembargador João Machado) ou zona Norte (avenida Torquato Tapajós), em direção ao Centro, podem acessar a avenida Constantino Nery, ou seguir na avenida Djalma Batista, acessando o viaduto Ayrton Senna e seguindo na avenida Mário Ypiranga Monteiro.

Os veículos que trafegam na Djalma Batista, sentido Centro/bairro, em direção às zonas Centro-Sul, Norte ou Oeste, podem fazer a conversão à direita na rua Jorge Veiga (dentro do Eldorado) e segue até a rotatória do Eldorado, realizar a conversão à esquerda e seguir na Mário Ypiranga em direção à avenida Torquato Tapajós.

O IMMU informa que os motoristas podem seguir outras rotas como opção de desvios:

  • Quem circula no sentido bairro/Centro, oriundo das zonas Oeste e Centro-Oeste, pode seguir pela avenida Brasil, avenida Álvaro Maia ou ainda pela rua 5 de Setembro, no bairro São Raimundo.
Trecho da via segue interditado para obras - Foto: Divulgação/Semcom
Trecho da via segue interditado para obras – Foto: Divulgação/Semcom

Já os motoristas que estão na avenida Djalma Batista ou na área central podem seguir pelas avenidas Darcy Vargas, depois Ephigênio Salles e seguir para as zonas Norte e Leste.

Os condutores que estão na avenida Maceió podem seguir pelas avenidas Constantino Nery, avenida São Jorge ou pela Mário Ypiranga.

Uma força-tarefa foi montada para conceder o apoio necessário para que as equipes de obras da Seminf realizem os trabalhos.

Aproximadamente 60 agentes de trânsito e fiscais de transportes estarão posicionados diariamente, para que façam os desvios e prestem orientações aos motoristas.

Linhas de ônibus

As linhas 213, A402, A407, 654, no sentido bairro/Centro seguem normal a avenida Djalma Batista, depois acessam a avenida Darcy Vargas, avenida Constantino Nery, e seguem normalmente o itinerário.

A linha 652 segue normal até a avenida Darcy Vargas, avenida Dr. Theomário Pinto, avenida Pedro Teixeira, avenida Constantino Nery e segue normalmente o restante do itinerário.

As linhas 675, 678 vão seguir normalmente do bairro até a avenida Darcy Vargas, avenida Dr. Theomário Pinto, avenida Jacira Reis, rua Rita Gama Barros, avenida Pedro Teixeira e retorna normalmente para o itinerário da linha.

As linhas, que vão em direção ao Centro, 010, 203,205, 207, 209, 213, 214, 223, 227, 515, 350, 357,440, 443, 452, vão seguir normal até avenida Mário Ypiranga, depois irão acessar a rua Dona Balbina Cordeiro (dentro do Eldorado), avenida Djalma Batista e segue normalmente o itinerário.

As linhas 203, 205,207, 209,212, 217, 515, 350, 357, 440, 443,452, vão seguir até avenida Djalma Batista, rua Jorge Veiga, avenida Mario Ypiranga, e seguirão para o bairro no itinerário normal.

As linhas 010, 207, 214, 215, 225, 227, no sentido bairro/Centro, seguem normal até a avenida Djalma Batista, avenida Darcy Vargas, avenida Constantino Nery, e depois seguem para o Centro normalmente.

As linhas 118 e 540 vão seguir normal até a avenida Darcy Vargas, avenida Dr. Theomário Pinto da Costa, avenida Constantino Nery e seguem o itinerário normal das linhas.