Segundo o comitê parlamentar, um tuíte de Donald Trump mobilizou apoiadores de extrema-direita para ir à capital dos Estados Unidos, Washington, no dia da invasão do Capitólio, sede do Congresso americano. As informações são da BBC.

– Envie esta notícia no seu WhatsApp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Trump fez um apelo aos seus apoiadores, apesar de ouvir de assessores que havia perdido a eleição presidencial de 2020 para Joe Biden.

O ex-presidente governou o país de 2017 a 2021.

O comitê acusa Trump de tentar dar um golpe para permanecer no poder. O tuíte foi entendido como uma “convocação às armas”.

Apoiadores de Donald Trump invadiram o Congresso em 6 de janeiro de 2021, quando os parlamentares se reuniram para certificar formalmente a vitória de Biden.

Em audiência realizada na última terça-feira, 12, a comissão analisou o tuíte que Trump publicou nas primeiras horas de 19 de dezembro de 2020 e em uma tensa reunião de seis horas na Casa Branca antes da postagem.

A comissão vem conduzindo uma investigação de quase um ano sobre o ataque ao Capitólio, nesta terça, foi a sétima audiência realizada.

Horas antes da última audiência, Trump atacou o comitê da Câmara dos Representantes, liderado por democratas, de oposição ao seu governo, em sua plataforma de mídia social Truth Social. 

Jamie Raskin, um democrata do Estado de Maryland que integra a comissão, disse que a reunião foi descrita como “desequilibrada” e “não normal”.

__________________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS