Na madrugada desta segunda-feira (1), uma turbulência que atingiu um avião da companhia aérea Air Europa deixou pelo menos 30 feridos.

O voo que seguia da Espanha para o Uruguai com 325 passageiros precisou fazer um pouso de emergência no Aeroporto de Natal.

Conforme a Zurich Airport Brasil, responsável pela operação do Aeroporto de Natal, a aeronave pediu autorização para um pouso de emergência às 2h32.

Inicialmente, a Zurich havia indicado que o voo decolara da Holanda, porém, a correção foi feita minutos depois, esclarecendo que o voo, na verdade, havia partido da Espanha.

Em nota, a empresa Zurich Airport Brasil informou que foi necessário “apoio médico para alguns passageiros, encaminhados à unidade de saúde mais próxima da região”.

O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) Metropolitano confirmou que atendeu pelo menos 30 passageiros, de diversas nacionalidades. Segundo o Samu, mais de 10 deles foram levados para o hospital.

Os pacientes, segundo a equipe médica, bateram a cabeça durante a turbulência e apresentavam fraturas na cervical, lesões na face e dores no tórax.

Segundo a companhia aérea, sete passageiros trataram lesões de graus variados, além de um “número indeterminado de pessoas com pequenas contusões”. Os passageiros feridos foram levados para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal.

O voo saiu de Madri (Espanha) com destino a Montevidéu (Uruguai) e não tinha qualquer parada inicialmente programada para Natal.

O modelo do avião que pousou no Aeroporto de Natal era um Boeing 787-9 Dreamline.

O que pode ocasionar turbulências em voo?

Existem várias causas que podem ocasionar turbulências durante um voo.

Turbulência atmosférica: É a causa mais comum e ocorre devido a mudanças na velocidade e direção do vento em diferentes altitudes. Essas mudanças podem ser causadas por correntes de jato, frentes meteorológicas, nuvens cumulonimbus ou mudanças na topografia do terreno.

Turbulência térmica: É causada pelo aquecimento desigual da superfície da Terra, especialmente em áreas com solos escuros que absorvem mais calor. Isso cria correntes térmicas ascendentes e descendentes que podem afetar a aeronave.

Turbulência devido a montanhas: Quando o vento encontra uma montanha, ele pode criar turbulências do lado oposto da montanha, conhecidas como ondas de montanha.

Turbulência devido a frentes meteorológicas: Frentes frias ou quentes podem causar devido às diferenças abruptas de temperatura e umidade entre massas de ar.

Turbulência de atrito: Ao atravessar camadas de ar com diferentes velocidades e direções, especialmente em altitudes mais baixas, pode ocorrer turbulência devido ao atrito entre essas camadas.

Turbulência devido a mudanças de altitude: Durante subidas ou descidas bruscas, a aeronave pode atravessar camadas de ar com diferentes características, causando turbulência.

Turbulência de vórtice: Grandes aeronaves que voam à frente de outras podem criar vórtices de turbulência que podem afetar aeronaves que seguem na mesma rota, especialmente durante a aproximação e decolagem.

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