Para fomentar o turismo em Roraima, acontece neste fim de semana em Boa Vista-RR, Salão Internacional de Turismo – Roraima 2024. Evento que vai de sexta, 26, a domingo, 28, acontece em um shopping localizado no bairro Paraviana, zona Leste de Boa Vista.

Banner Obras Acre 300x225

O objetivo é mostrar o potencial natural e apresentar experiências múltiplas nas regiões turísticas de Roraima, promover e comercializar os roteiros do Estado para atrair turistas brasileiros e internacionais.

A organização Dividido em áreas temáticas, como a Arena do Conhecimento e Experiências Povos Originários, o evento terá espaços para negócios e parcerias comerciais, conhecimento, economia criativa e lazer.

A ideia é colocar o estado na rota dos grandes eventos de turismo na Região Norte, além de fortalecer e divulgar cada vez mais os roteiros turísticos locais.

Para o coordenador do Salão, Yule Brasil, gestor do projeto Sebrae Turismo, o evento promete ser um marco no setor de turismo em Roraima, com a premissa de impulsionar o trade.

“Esperamos um público de 10 mil pessoas nos três dias do evento, para conhecer os roteiros e oportunidades de investimento”, disse o coordenador.

A programação inclui também painéis sobre os avanços do turismo em terras indígenas e de experiência, bem como espaços dedicados a internacionalização do turismo e economia criativa.

Turismo em Roraima A Serra do Tepequém oferta diversas trilhas aos turistas - Foto: Bruna Alves/Arquivo pessoal
A Serra do Tepequém é um dos pontos fortes do turismo em Roraima – Foto: Arquivo pessoal

O evento promovido pelo Sebrae/RR em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Secult) e o Departamento de Turismo (Detur) contará com expositores dos estados que compõem as RAIs – Rotas Amazônicas Integradas (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins), além de representantes da Guiana e da Venezuela.

Programação do Salão Internacional de Turismo – 2024

Dia 26 – Sexta-feira

Palestras – “Google, Marketing e Inteligência Artificial: Oportunidades para o Turismo”, “Turismo Gastronômico e a Experiência IMERU”, “Turismo de base comunitária – como promover as melhores experiências aos turistas”, “A Promoção do Destino Brasil no Exterior e a Importância do Turismo Seguro” e “Os avanços do turismo em territórios indígenas.”

Dia 27 – Sábado

Palestras: “Turismo Rural e gastronomia, uma receita de sucesso – Caso de Jundiaí- SP”, “Café com Turismo – Roteiros gastronômicos – Caso do genoma à xícara”, “Gestão Estratégica em Meios de Hospedagem”, “A experiência da Rede dos Sonhos Hotéis Fazenda com Sustentabilidade e Acessibilidade no Turismo” e “Turisprudência – O que o agente de viagens deve saber para prestar seus serviços com segurança jurídica?

Dia 28 – Domingo

Palestras: “Realidade Virtual e Novas Tecnologias no Turismo”, “Diversidade no Turismo”, “Turismo de Observação de Aves” e “A importância do ESG no Turismo”

Turismo em Roraima: estado foi quem mais apresentou projetos dentro do programa Vai Turismo, da CNC

A informação foi dada pela coordenadora da ação, Márcia Cristina Alves, durante reunião do CNT (Conselho Nacional de Turismo) do Ministério do Turismo, realizada de forma online na semana passada.

Os projetos foram apresentados pelo Governo de Roraima, por meio da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo).