Com a chegada do verão e o aumento da procura por destinos turísticos no Amazonas, os turistas devem se atentar para as novas medidas para a prática do turismo de base comunitária. 

Hospedagem em hotéis de selva, similares e comunidades tradicionais e visitas a Unidades de Conservação (UCs) estão liberadas somente para os turistas que apresentarem teste RT-PCR negativo para covid-19 e comprovante de vacinação.

As medidas têm validade de 15 dias e irão garantir um passeio seguro para os visitantes e resguardar a saúde dos moradores das comunidades.

“Esses cuidados são extremamente necessários para resguardar as vidas de quem visita o nosso Amazonas, mas também a dos trabalhadores do turismo”, comentou o presidente da Amazonastur, Sérgio Litaiff Filho.

Durante as visitas nas UCs não são permitidas a interação com comunitários não envolvidos na prestação de serviços turísticos de base comunitária; a promoção de aglomerações em comunidades; a participação em festejos ou atividades culturais nas comunidades, que violarem os decretos estaduais vigentes.

O funcionamento de restaurantes, lanchonetes e similares, poderão atuar com a capacidade máxima de ocupação em 75%. Balneários estão liberados para funcionar das 7h às 18h.

Decreto de liberação

Visitas a Unidades de Conservação (UCs) estão liberadas, respeitando as regras estabelecidas pela portaria n° 063 da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). No documento fica autorizada a visitação para contemplação de atrativos naturais, em via fluvial ou terrestre; compra e venda de artesanatos e outros itens em comércios; passeios fluviais e terrestres conduzidos, ou não, por guias comunitários; funcionamento de hotéis e pousadas para hóspedes em trânsito.