O Norte Investigação denuncia que fiscalização realizada pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) detectou que o aterro sanitário, na rodovia AM-010, de responsabilidade das empresas Tumpex e Marquise Ambiental, realiza o descarte incorreto de chorume.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

O núcleo de investigação teve acesso a um documento que aponta que o chorume descartado no aterro sanitário não recebe o devido tratamento conforme os órgãos ambientais estabelecem.

O documento emitido pelo IPAAM em dezembro de 2021 diz que é necessário a realização de uma investigação para detalhar a contaminação causada pelos efluentes gerados pelo aterro.

Por meio de nota, a assessoria de comunicação do IPAAM, informou que a fiscalização feita em 2021, onde foram encontrados os possíveis vazamentos de chorume, já foi judiciada e atualmente está tramitando no tribunal de justiça do estado do amazonas.

Já a assessoria de comunicação da empresa Marquise informou que o aterro em questão é de propriedade e administrado pela prefeitura. A empresa Tumpex não se posicionou sobre as questões que o Núcleo Investigativo da TV Norte Amazonas solicitou. 

Veja a reportagem completa:

________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS