O jornalista Joslei Cardinot assume a apresentação do programa Norte Investigação da TV Norte Amazonas. Com mais de 40 anos de experiência no jornalismo, ele busca entregar ao público um conteúdo investigativo que desvende os problemas do poder público e da esfera criminal cotidiana. 

Ao Portal Norte, Cardinot afirmou que espera melhorar cada vez mais o programa voltado para o jornalismo investigativo, tanto na audiência, quanto no conteúdo. Para ele, esse tipo de jornalismo é uma ferramenta de manutenção da democracia.  

“Eu acho que o público pode esperar uma apresentação com muita sinceridade e com transparência. Não existe o Estado de Direito sem a liberdade de imprensa e a punição daqueles que violam a lei”, disse Cardinot.  

Carreira no jornalismo  

Foto: Reprodução/TV Norte Amazonas

O primeiro contato de Cardinot no jornalismo foi aos 14 anos, quando fez uma campanha no dia Internacional da Pessoa com Deficiência em um programa de rádio. Em seguida, ele foi convidado a participar diariamente do programa, no Rio de Janeiro.  

Anos depois, se formou em economia. Mesmo assim, continuou os trabalhos no jornalismo e na área da comunicação ao exercer atuações na rádio, jornal impresso e na televisão.  

Depois, passou a trabalhar em Pernambuco, onde comandou o departamento de jornalismo por oito anos.

Além da direção, ele também passou a apresentar programas. Pouco tempo depois, finalizou a graduação em jornalismo na Universidade Católica de Pernambuco.  

“Tenho uma ampla experiência em programa de televisão. Eu acredito com a experiência, podemos somar o que já está sendo feito no Norte Investigações”, destacou.  

Jornalismo investigativo  

Ao Portal Norte, Cardinot contou que, ao longo das experiências profissionais no jornalismo, se dedicou fortemente à área investigativa. Ele defende um jornalismo investigativo baseado em denúncias com evidências materiais e sem qualquer “torcida”.

“A gente tem que buscar provas para que aquela situação que está muito perceptível, mas que as pessoas não enxergam, seja desmascarada. Eu costumo dizer que contra provas não há argumentos. É a questão da verdade, você tem que provar aquilo para não ter dúvidas. Não pode colocar a pessoa em um nível de time de futebol, porque aí é torcida”, reforçou Cardinot.  

Novos patamares

O diretor nacional do GNC, Diego Trajano, avalia que a chegada de Joslei Cardinot na apresentação do programa Norte Investigação colocará a TV Norte Amazonas em novos patamares neste segundo semestre.

“Cardinot trará toda a sua experiência, juntamente com a direção do Elias Pedrosa, que faz um excelente trabalho. Esta dupla com certeza fará o Brasil conhecer o programa”, afirmou Diego Trajano.

Para o diretor do Norte Investigação, Elias Pedrosa, o comando de Cardinot na apresentação vem para agregar ainda mais o programa.

“Com a chegada do Cardinot, um profissional com um gabarito imenso no Nordeste, a gente ganha aqui também. Nós vamos ter um sucesso aqui na região Norte também. Cadinot é um cara totalmente diferenciado. É um cara que não tem papas na língua”, destacou Elitas.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.