Ícone do site Portal Norte

Norte Eleições: veja melhores momentos do 3º e 4º bloco do debate para Prefeitura de Palmas

Cadeira fica vazia com ausência da candidata Janad Valcari - Foto: Danilo Rodrigues/ TV Norte Tocantins

Cadeira fica vazia com ausência da candidata Janad Valcari - Foto: Danilo Rodrigues/ TV Norte Tocantins

Confira os melhores momentos dos 3º e 4º blocos do debate entre os candidatos à Prefeitura de Palmas, promovido pela TV Norte Tocantins, nesta segunda-feira (2).

O debate foi formado por cinco blocos de perguntas, intercalando entre temas sorteados e livres. Além do sexto e último bloco, para considerações finais.

Quem participou do debate?

A candidata Janad Valcari (PL) não marcou presença no debate da TV Norte Tocantins. Dessa maneira, o debate foi adaptado, e participaram, na ocasião, os seguintes candidatos:

Melhores momentos 3º bloco

No 3º bloco, o tema sorteado foi Esporte. O primeiro a perguntar foi o candidato Júnior Geo (PSDB). Ele escolheu perguntar para o candidato Eduardo Siqueira (Podemos).

Júnior Geo (PSDB) x Eduardo Siqueira (Podemos)

Júnior Geo: “Candidato, é importante deixar claro para quem está assistindo que quem não vem sentar na cadeira de debate, não merece sentar na cadeira de prefeito. Mas, candidato, o que você tem de proposta para o esporte?”, perguntou.

Eduardo Siqueira: “Quero dizer, sobre o esporte, que a planta que permite ao jovem, nessa cidade, ter acesso ao esporte, foi construída por mim e por meu pai. Nós temos o ginásio Ayrton Sena, que está fechado. Nós temos o Nilton Santos, que está acabado. Nós temos diversas quadras esportivas, que eu pretendo cobri-las todas. Para incluir nos programas sociais, a escolinha Nilton Santos, nós tinhamos um programa tão bonito, que eu, como deputado, destinei várias emendas. Então, sobre o esporte, o que a gente precisa é reabrir o Nilton Santos, a escolinha, reabrir o Ginásio Ayrton Senna, e as quadras esportivas.”, respondeu .

Júnior Geo: “Em relação ao esporte, na minha plataforma de governo, nós temos direcionamento para promover os mais diversos profissionais que querem promover, atráves de ONG’s, a qualidade de ensino e treinamento para crianças de Norte a Sul de Palmas. Eu, enquanto deputado estadual, direcionei. Direcionei emendas para a Federação de Judô. Nós temos propostas para a educação e para o esporte.”

Eduardo Siqueira: Ficou uma sensação clara, de que o Ginásio Ayrton Senna, o Nilton Santos, e as quadras poliesportivas não foram mencionadas pelo candidato. Então, a esperança das escolinhas, dos programas sociais e reaberturas dessas praças…(…)”, devolveu o candidato, mas o tempo chegou ao fim.

Eduardo Siqueira (Podemos) x Lúcia Viana (PSOL)

Eduardo Siqueira: “Quais são as suas propostas para o Esporte?”

Lúcia Viana: “Nós temos propostas de ampliar esse atendimento às periferias. Promover, construir quadras, melhorar as que já existem. E incentivar o esporte nas escolas. Isso é muito importante. É preciso que nas escolas haja uma educação nesse sentido. Colocar as crianças em contato com vários tipos de esportes. Até porque o esporte é pressuposto para uma vida saudável.”, respondeu a candidata.

Eduardo Siqueira: “Esta é a diferença de quem já fez e quem tem experiência. As quadras que estão fechadas, precisam ser reabertas. (…) Candidata, eu destinei emenda para essas crianças citadas. Chuteiras, equipamentos. Resgatar os programas sociais. O lago que temos, podia sediar grandes eventos. Canoagem. Com a experiência que eu tenho, darei a essa cidade, novamente, a inclusão de 15 mil jovens, para que eles não fiquem a margem nisso.”.

Lúcia Viana: “A gente percebe que entra os dias, sai os dias…e para a população periférica não muda muito. Então, precisamos repensar como repassar esses recursos. É preciso que eles sejam direcionados para a política pública necessária para a população”, disse.

Júnior Geo (PSDB) x Lúcia Viana (PSOL)

Lúcia Viana: “Eu gostaria de saber, candidato, quais são as suas propostas para o Esporte. Porque, infelizmente, entra mandato, sai mandato, e nada é feito em relação a isso.”, questionou.

Júnior Geo: “Propostas, nós temos muitas. Fazendo referência ao ginásio, este já está sendo reformado. (…) Queremos atingir 20 mil crianças e quantas mais precisarem. O poder público de Palmas tem que incentivar o esporte, e na minha gestão, vamos promover isso. Fomentar o desenvolvimento nessa área.”.

Lúcia Viana: “Quero dizer ao eleitor que preste atenção na proposta e também nas narrativas. Temos pessoas que dizem que fazem, que fizeram e que vão fazer. Aí pergunto, o que que de fato foi feito na gestão atual? Será que a nossa população jovem está tendo esporte? (…) Então, é preciso eleitor, que você preste atenção nas propostas e nós temos propostas nesse sentido, de envolver o jovem de periferia, que não tem lazer, nem cultura, para estar incluído no esporte.”

Júnior Geo: “Enquanto deputado, destinei recursos para os mais diversos projetos sociais na capital, envolvendo os jovens, principalmente, através da Polícia Militar. (…) Eu sei da necessidade e sei da demanda, muita coisa foi feita pela gestão. (…) Precisamos dar continuidade ao que foi bom e melhorar tudo aquilo que precisa ser melhorado”.

Melhores momentos 4º bloco

Por causa da ausência da candidata Janad Valcari (PL), o candidato Júnior Geo (PSDB) iniciou o quarto bloco, perguntando para a candidata Lúcia Viana (PSOL). O tema do bloco foi livre.

Júnior Geo (PSDB) x Lúcia Viana (PSOL)

Júnior Geo: “Venho aqui fazer um apontamento sobre outra situação. A minha vice, que é hoje assistente social na UPA Sul. Eu quero saber qual foi o critério de escolha do seu vice.”.

Lúcia Viana: “Candidato, nós somos um partido, o PSOL Rede, e nós somos feitos de trabalhadores. O nosso vice é um trabalhador. É técnico de ar-condicionado e trabalha por conta própria. Esse critério, de ser um trabalhador, observamos bastante. É uma pessoa de bem, que cuida da família. Então, esse critério me basta. E é uma pessoa disposta a trabalhar com a gente. Isso é suficiente. É um critério bastante forte”.

Júnior Geo: “Volto a dizer…a minha vice tem história. É de família, é uma pessoa de bem, batalhadora, e a escolha dela foi escolhida a quatro mãos. É importante deixar de lado essas articulações políticas de escolher um vice que seja sobrinho ou filho de alguém importante. (…) E a minha vice, para mim, é fruto de oração. Para que juntos, possamos trabalhar para Palmas.”.

Lúcia Viana: “O senhor falou sobre estar com outro partido, e isso é importante. Nós estamos só com a Rede, pois quisemos uma candidatura própria. É importante preservar essa forma de pensar que a gente tem. (…) Buscamos o bem da população.”.

Lúcia Viana (PSOL) x Eduardo Siqueira

Lúcia Viana: “O senhor falou que foi absolvido. Mas tivemos notícias de que o juiz que o absolveu, está sendo investigado por venda de sentença. Então, gostaria de saber o que o senhor tem a dizer sobre isso”

Eduardo Siqueira: “Eu não fui absolvido apenas por ele. Se estendeu ao segundo grau, ao TJ. Mas ainda assim, candidata Lúcia, este inquérito ficou em aberto, foi para o TRF, que o trancou. E já depois de mais de dez anos, nada foi dito contra mim. Então eu quero continuar o tema, e quero dizer algo em relação a escolha de vice. (…) Tenho todo o respeito por ela, mas o meu vice, que é pedagogo, pastor, respeitado, ninguém escolhe de quem vai ser filho ou sobrinho. Mas eu escolhi pelo o que ele já fez por imensas e incontáveis famílias”.

Lúcia Viana: “Eu quero dizer que esse problema que ocorreu com o judiciário, alcançou a segunda instância. Mas, falando sobre vice, esses são as pessoas que compõem o partido. Nós não agimos da mesma forma que os outros partidos. (…) Ele falou em critério, mas qual o critério? (…) Então assim, a gente precisa ser coerente. É com as pessoas que estão conosco no partido, que temos que trabalhar. (…) Eles não tem muita condição, nem às vezes de falar. Eu nasci pobre, tive muita dificuldade e estar hoje aqui é uma superação”, respondeu.

Eduardo Siqueira: “Eu to pedindo, com todo o respeito, a todos os vices. Esse processo teve dificuldade. Nomes foram convidados e recusados. Então, não foi uma escolha, me desculpe. Mas o mais importante disso tudo, é que existe gente que não comparece ao debate, não vem responder. (…) O pior de tudo, é que é absolutamente vedado, ao parlamentar, depois de empossar, assinar contratos com o poder público”, finalizou.

Eduardo Siqueira (Podemos) x Júnior Geo (PSDB)

Eduardo Siqueira: “Professor, eu gostaria que nós voltássemos ao tema de fugir do embate. (…) A constituição, o senhor jurou, na tribuna, eu jurei também. Assinar contrato com prefeituras, com objetivo de colocar a sua banda e tirar lucro, você tá fazendo o que? Não adianta. Assinou o contrato, isso gerou lucro. E a pena é perda do mandato. Talvez, por isso, aquela cadeira esteja vazia.”, iniciou.

Júnior Geo: “Candidato, o seu vice, eu conheço. Eu parabenizo pela pessoa dele. Meu questionamento maior é em relação a escolha do outro vice. Mas venho afirmar ao senhor, em relação ao apontamento que fez da colega que não tem coragem de sentar no debate. (…) Nós temos o que foi arrecadado só com o grupo Barões da Pisadinha, 23 milhões de reais. Ela, enquanto dona da empresa. E declara um patrimônio de 5 milhões de reais. (…) É complicado se utilizar dos cargos públicos e utilizar as emendas. Não é essa a finalidade. A finalidade é atender a população, e não o show que ela vem fazendo.”, disse.

Eduardo Siqueira: “É um show de horrores, estão derramando dinheiro nessa cidade. Paga-se para ir a convenção, a reunião. Isso é lamentável. Mas, tem coisas piores. (…) Deixar uma menina, que passou anos buscando, apenas um exame de sangue de DNA, para ter reconhecimento. Na hora que o juiz iria sentenciar. Ela entra e diz ‘Eu não tenho conhecimento do paradeiro desse homem. Ele não liga para o filho no aniversário. Eu só carrego esse nome, pois comercialmente eu sou conhecida assim’. É muito lamentável. Porque nas redes, a gente vê que são 21 anos de amor. A polícia bate na porta, é divorciada. Vai pra campanha, é casada.”, afirmou.

Júnior Geo: “Nós temos muita coisa para esclarecer. Infelizmente, a candidata não está presente para falar sobre o mencionado. Sobre uma filha, do seu marido, que está com dificuldade de reconhecer a paternidade depois de tantos anos. Temos dúvidas diversas em relação a isso. São milhões e milhões, são censuras, atos feitos, ameaças feitas. (…) Quer dizer, você não pode optar quem deve apoiar. Olha o que está acontecendo. É esse mundo que queremos na cidade de Palmas?”, questionou.

O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.

Sair da versão mobile