Um evento voltado para a conscientização do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), aconteceu nesta sexta-feira (12), na Assembleia Legislativa de Roraima.

A presidente da associação, Joselia Grudtner, falou sobre o lançamento da cartilha. Segundo ela, este documento tem o intuito de “auxiliar nossos sócios e também as pessoas, de forma geral sobre o transtorno do TDAH”.

Esta é a primeira edição da cartilha de conscientização, onde diversas palestrantes trabalham abordagens de como os pais podem lidar com filhos diagnosticados com o transtorno, além de contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

A cartilha de conhecimento, conscientização e direitos

Segundo a presidente, nesta cartilha, as pessoas vão poder identificar o transtorno “os primeiros sinais lá na infância, vai ensinar a pessoa se auto conhecer”, para amenizar os impactos do transtorno.

O objetivo da ação é, de acordo com Grudtner, levar até a população o conhecimento do que que é o TDAH.

O evento recebeu professoras, psicólogas, doutoras, entre outros profissionais, para
dar orientações sobre como todos precisam se ajudar, já que é fundamental buscar um diagnóstico e ajuda de um profissional.

A psicóloga Jaqueline Reis esclarece que pais de crianças com TDAH devem procurar informações, e conhecer cada vez mais sobre a condição.

“Eles são diferentes. A forma que eles aprendem é diferente, e a família precisa estar aliada à escola para que funcione, para que dê certo, e para que a criança possa ter um desenvolvimento eficaz”, finaliza Reis.

O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.