Adotar uma dieta rica em alimentos naturais, e evitar os ultraprocessados, podem prevenir câncer. Além de prevenir doenças, isso melhora a disposição e nos ajuda a alcançar objetivos de bem-estar

Quando a alimentação é rica em produtos naturais, como frutas, legumes, verduras, grãos integrais e oleaginosas, ela traz benefícios incríveis para a sua saúde física e mental.

Comer frutas, legumes e verduras, com frequência, junto ao consumo moderado de carne vermelha e processada, pode reduzir o risco de alguns tipos de câncer, como o de pulmão, estômago e intestino grosso.

Como prevenir o câncer?

A reportagem do Grupo Norte conversou com a nutricionista oncológica Luciana Araújo para sanar algumas dúvidas a respeito do assunto.

“A gente tem que priorizar alimentos de boa qualidade, vegetais, proteínas magras,c omo peixe, frango. Se você for optar por uma carne vermelha, pegue cortes mais magros, evite o que você puder de açúcar, de farinha branca. A gente tenta trabalhar com a varidade alimentar: as saladas, as frutas de várias cores…”.

Luciana Araújo, nutricionista.

Uma dieta natural e colorida é altamente recomendada pelos nutricionistas. - Foto: Pexels
Uma dieta natural e colorida é altamente recomendada pelos nutricionistas. – Foto: Pexels

Segundo ela, o importante é equilibrar a alimentação. Adotar hábitos saudáveis e evitar a exposição a fatores de risco, é a principal maneira de se prevenir contra o câncer e outras doenças.

Os principais fatores de risco envolvem tabagismo, alimentação desregulada e ingestão de bebidas alcoólicas.

A relação entre alimentação e câncer é complexa e tem sido amplamente estudada por cientistas.

O que se sabe é que, embora a alimentação não seja a única causa de um câncer, diversos estudos demonstram que escolhas alimentares saudáveis podem reduzir significativamente o risco de desenvolver a doença, enquanto uma dieta inadequada pode aumentá-lo.

Com informações de IUCR.

Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.