Conhecer as recomendações de profissionais sobre ataques de abelhas é essencial para aumentar a segurança e agir de forma correta em caso de ataque e prevenir novas ocorrências.

Estar ciente dos cuidados a se tomar pode ajudar a reduzir as chances de possíveis complicações, como aconteceu com uma família de seis pessoas no bairro Asa Branca, em Boa Vista, no dia 17 de agosto.

Em entrevista à Band Roraima, o Comandante da Unidade de Busca e Salvamento, capitão Patrick explicou que existem diversas maneiras para se prevenir de um ataque de abelhas. 

“Principalmente evitar barulhos próximo de onde o enxame esteja localizado, produtos que exalam um cheiro muito forte. Se tiver cães, animais ali que também façam muito barulho [é necessário] afastar daquele enxame”, diz o capitão.

Segundo ele, barulhos e cheiros fortes, como fumaça, pode deixar as abelhas agressivas.

Em caso de ataques, de acordo com a autoridade, “a primeira coisa que deve ser evitada, é você tentar matar a abelha ali, porque você matando uma abelha, ela vai liberar o feromônio. E esse feromônio vai deixar ainda mais as outras abelhas agressivas”.

O ideal, então, é se abrigar em algum local seguro e ligar para o Corpo de Bombeiros.

Para quem ligar em caso de ataque de abelhas em Roraima?

Devido à manutenção no sistema do Corpo de Bombeiros, o 193, atualmente, a população deve ligar paro o número 190 para solicitar esse atendimento.

Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.