A Clínica Renal de Roraima suspendeu sessões de hemodiálise por falta de pagamento aos funcionários. A dívida chega a cerca de R$ 8 milhões.

A paralisação afeta mais de 300 pacientes . À reportagem, o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ricardo Matos, explicou que já está atuando no impasse. 

“No ano passado, fizemos reunião com a Clínica Renal, com a gestão e com o conselho, onde foi demonstrado que houvesse um acordo, uma mediação… Não houve” 

Ele explica que os cortes foram feitos aos poucos, no transporte, na alimentação dos pacientes, até chegar ao ponto de cortar o orçamento.

“É uma morte anunciada. Todos nós aqui estamos preocupados. Não só o conselho como a população, porque não existe paliativo. Ou você trata ou você não trata”, diz Ricardo.

“Por mais que queiram criar, hoje, uma situação provisória, por que não honrar com quem tem um ano prestando serviço e sem estar reconhecido a dívida?” questiona ele.

Ele alega que ter feitos alertas sobre a situação da Clínica Renal de Roraima aos órgãos de fiscalização, o não pagamento em ordem cronológica, que é a lei de responsabilidade fiscal. 

“Igual a clínica renal, nós temos, hoje, em risco também o lote Íris, o hospital de retaguarda com 140 leitos, tivemos agora o colapso da alimentação que tá sendo, hoje, sacrificada empresa, temos a questão da lavanderia, temos a questão que nós temos que analisar. com muita tranquilidade, o hospital provisório que é materno infantil, (que está com” mais de um ano de atraso. Foi pago um pedaço, e existe perspectiva de pagar outro pedaço”.

– Ricardo Matos, presidente do Conselho Estadual de saúde

Ele explica ainda como o conselho está atuando: “Nós temos 1 maternidade provisória com 19.000m², nós temos 1 obra nova, que apesar dos atrasos, que tá saindo provavelmente em agosto, mas não sei se vai atender os 19.000 m², ela só tem 7 mil metros². 

“Recebemos já vários avisos de pacientes que ligaram (…) com um problema exatamente do tratamento. Por mais que você hoje queira fazer um paliativo como o nome diz, não é o real, não é o certo” diz o presidente.

Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.