Simone Denarium, esposa do governador Antonio Denarium, que passa por crise no mandato, acusado de diversas irregularidades, trabalha no Tribunal de Contas, órgão que monitora os seus gastos.
O Tribunal de Contas (TCE) é órgão que auxilia o poder legislativo na fiscalização das atividades da administração pública, ou seja, tudo que envolve dinheiro público, o TCE deve estar presente para fiscalizar.
No entanto, o Tribunal de Contas de Roraima tem como conselheira Simone Denarium, esposa do governador.
Em maio do ano passado, Simone Denarium foi eleita pelos deputados estaduais para a posição de conselheira, um cargo vitalício cujo salário que pode ultrapassa 34 mil reais ao mês.
- Leia Também: Denarium desliga 70 servidores sob justificativa de abandono de função, propina e abuso sexual
Além dos problemas mais evidentes, para assumir a vaga, alguns requisitos básicos deviam ser obedecidos, no entanto, eles foram ignorados.
A estratégia levou alguns meses de negociação, além do Ministério Público fazer uma manifestação contra a candidatura, foram 4 pedidos de impugnação e um pedido de anulação na justiça estadual.
“É um absurdo a primeira-dama julgar as contas do próprio marido”, diz o advogado Marco Vicenzo. “Uma das primeiras funções do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, é julga a conta do governo, do chefe do executivo estadual. Então, não tem o menor cabimento”, reflete ele.
“Por isso eu ingressão na ação popular com um pedido liminar. Na época, o juiz da ação entendeu que eu não consegui comprovar o vínculo entre a primeira-dama e o governador. Como? Durante quatros anos ou mais, ela desfilou, caminhou e andou com o governador como seu esposo”, disse o advogado.
Ele explica ainda que para a constituição federal, o companheiro tem o mesmo estado de casado.
Mesmo assim, para conseguir a nomeação, Denarium usou a estratégia de sair do país e passar o governo para o vice, Edilson Damião, que também estava em viagem.
No entanto, ele que também estava em viagem e assim presidente da assembleia, o soldado Sampaio ficou à frente do governo.
Simone Denarium é apontada como sócia administradora de uma empresa acusada de agiotagem. Denarium fomenta o Mercantil LTDA, já denunciada.
Além de ser sócia-administradora do marido, Simone Denarium chegou a assumir cargos de secretária no governo de Roraima, também irregular, de acordo com o regimento jurídico dos servidores.
“Não é possível que a primeira-dama, a esposa do governador vai julgar as contas do seu marido. Isso é um absurdo”, disse Vicenzo.
Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.