A situação de Roraima reflete uma tendência de alerta para os próximos dias, acompanhando um aumento expressivo nos casos prováveis de dengue em todo o Brasil.

De acordo com reportagem na TV Band Roraima, o país registrou um crescimento de 337% nesse indicador, com os estados de Minas Gerais, Acre, Paraná, Goiás e Espírito Santo liderando em incidência da doença.

“Nós estamos no momento em que vão começar as chuvas, e aí vão ficar aquelas chuvas espaçadas. Chove um dia, passa uma semana, duas sem chover, e volta a chover novamente. A partir desse momento, essas chuvas espaçadas criam um ambiente ideal para a proliferação do mosquito”.

– Joel Lima, técnico do Núcleo de Controle de Febre Amarela e Dengue.

No primeiro bimestre de 2024, o Brasil registrou mais de cinco milhões de casos de dengue.

Roraima contabilizou 3.324 notificações de casos suspeitos de dengue, segundo dados do Núcleo de Controle de Febre Amarela e Dengue.

“Hoje, nós já estamos com mais de 3.000 casos suspeitos de dengue, mais de 3.000 notificações, e, nesse momento, nós estamos com mais de 500 casos prováveis de dengue. A partir de então, isso tende a aumentar”, afirmou o representante.

O alerta também se estende às febres Oropouche e Mayaro, que registraram mais de 200 casos em Roraima.

O Ministério da Saúde confirmou duas mortes por febre Oropouche no Brasil, destacando a necessidade de vigilância e prevenção.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.