A Febre do Oropouche (FO) é uma doença causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes) do gênero Orthobunyavirus, da família Peribunyaviridae.
A doença, que foi registrada pela primeira vez em 1960, e de lá para cá, casos isolados e surtos foram relatados no Brasil, especialmente na região amazônica.
De acordo com o Band Roraima, o Estado já registra dois casos da doença.
Como se proteger da Oropouche
O técnico do núcleo de vigilância em saúde do Estado, Joel Lima, concedeu entrevista ao Grupo Norte para falar sobre os cuidados com a doença.
“O Oropouche é uma doença que a literatura ainda não tem muita coisa escrita sobre ele, mas ele, caracteristicamente, a sintomatologia é muito parecido com o da dengue”, explica ele.
Segundo informações do técnico, a doença é transmitida através do culicoides paraensis, que é popularmente conhecido como “maruín” ou “mosquito pólvora”.
“Conforme os técnicos, ele vem do sul do Canadá, até na Argentina. Então o maruim está espalhado em quase toda América e a reprodução dele é um pouco mais em terrenos que tem bastante matéria orgânica”, afirma o especialista.
“Atualmente não existe nenhum inseticida específico para combater o mosquito. (…) Então, não tem como combater esse inseto. A principal medida de controle é se proteger, usar repelente, usar roupas de manga comprida, principalmente na hora que a gente vai para igarapés para os banhos, principalmente as grávidas”.
– Joel Lima, técnico do núcleo de vigilância em saúde de Roraima.
Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.