No mês de junho a Casa de Governo realizou 227 operações de combate ao garimpo ilegal nas terras indígenas Yanomami. Durante o período, foram apreendidos diversos materiais que eram usados para extração ilegal de minérios nas terras indígenas.

Essas operações são planejadas diariamente na Casa de Governo na busca ativa para exterminar a extração criminosa de minérios em território Yanomami.

“Foram operações bem exitosas. E quando você destrói um garimpo, de certa forma, você está regenerando a floresta e você está trazendo a dignidade para o povo Yanomami, porque se você observar nos dados passados de 2024, há uma grande incidência de malária em virtude da questão dos garimpos”.

– Cleide de Souza, representante da Casa de Governo.

Por meio dessas ações, foram apreendidos materiais utilizados pelos garimpeiros, como diesel, helicópteros, cassiterita e pistas de pouso clandestinas.

A apreensão do material consequentemente resulta na redução do garimpo. O objetivo é continuar até que toda atividade ilegal seja retirada.

Desde a implementação da casa de governo em Roraima, em março de 2024, foram realizadas mais de 920 operações contra o garimpo ilegal nas terras indígenas Yanomami.

“O nosso objetivo aqui é acabar com todo o garimpo e trazer de volta pro povo Yanomami a floresta, porque a floresta é deles para que eles possam ter de volta a sua cultura respeitada.”, disse Cleide 

Ela explica ainda que o povo Indígena Yanomami é trabalhador. “Então, à medida que você tira o garimpo, eles voltam com a sua rotina: a rotina de plantar, a rotina de viver com a sua língua, com a sua cultura”, finaliza.

Qualquer atividade de garimpo em Roraima é considerada ilegal as operações da Casa de Governo, em conjunto com outras instituições, seguem visando exterminar por completo a prática criminosa.

Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.