Usar películas nos vidros do carro pode ser uma forma de amenizar o impacto do sol durante o verão. E o nome Insulfilm é comumente utilizado no Brasil para se referir a essa película de proteção.
Mas você sabia que há um limite para a visibilidade? Quem comenta o assunto, em entrevista à TV Norte Boa Vista, é o agente de fiscalização do Detran-RR, Marbison Gomes.
Ele explica que de acordo com a Lei 960/2022, os vidros da frente do veículo precisam ter uma visibilidade mínima de 70% para o condutor. Já nos vidros traseiros a visibilidade pode ser de 28%.
Penalidades
Quem usa películas com níveis de visibilidade abaixo do permitido pela lei pode ser notificado, diz o agente.
“Essa penalidade pode virar uma multa no valor de 195.23 e cinco pontos na CNH”, diz Marbison.
De acordo com o empresário do ramo Jader Negreiros, no verão a procura por esse tipo de aplicação aumente consideravelmente, devido ao calor, mas ele alerta: “O pessoal tem que procurar colocar [uma película] de qualidade, que tenha uma boa visibilidade”.
Além da proteção solar a película também é procurada pela privacidade que oferece ao condutor e passageiros, mas é importante ficar atento a visibilidade de 70% permitida por lei.
Portal Norte, a sua referência em notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas e confiáveis para você.