Uma das maiores secas aconteceu no segundo semestre de 2023 até o mês de agosto de 2024. Em entrevista à Band Roraima, o meteorologista Ramon Alves falou sobre o período de seca no Estado.
“De agosto de 2023 a março de 2024, foi um dos maiores [tempos de seca] da história. (…) Tivemos recordes de baixas precipitações, recordes de focos de fogo, os níveis dos rios baixaram bastante, então foi um período de seco bastante intenso”, explica.
“Nós temos aí pela frente um período seco também bastante intenso, provavelmente não tão intenso como do ano passado, mas que já requer muita atenção, porque no nosso período chuvoso, choveu pouco”.
– Ramon Alves, meteorologista.
O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional aprovou o repasse de R$ 11,7 milhões
para Roraima e Amazonas enfrentarem a estiagem deste período, que promete ser a pior em 20 anos.
De acordo com o profissional, este próximo período seco tende a ser bastante intenso. E o fenômeno La Niña não deve acarretar muitas chuvas para o Estado.
Focos de incêndio
Este período que se aproxima requer bastante atenção, segundo Ramon, “porque as águas, os níveis dos rios já estão começando a baixar, e as temperaturas já estão aumentando bastante
e temos também a questão dos focos de fogo.
Neste mês de agosto, o número de focos de fogo já ultrapassou a média dos anos anteriores, no mesmo período. “Apesar de ser poucos focos de fogo, já nos dá um indicativo de que temos que
ter muita atenção para esse próximo período seco”.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.