Para reduzir a incidência de casos, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), continua oferecendo a vacina trivalente, que protege contra os principais subtipos do vírus influenza.

Todas as pessoas com mais de seis meses devem ser vacinadas. O imunizante estará disponível até o dia 31 de janeiro em todas as unidades de saúde, das 8h às 18h. Além disso, o Porto Velho Shopping também é ponto de vacinação e funciona conforme os horários comerciais do estabelecimento.

A vacina contra a gripe está disponível em Porto Velho desde setembro passado. Apesar dos esforços das autoridades municipais em imunizar a população, a adesão do porto-velhense ainda é muito baixa, atingindo somente 28,48% do grupo prioritário.

A vacina da gripe tem como objetivo principal reduzir as complicações, internações e mortes associadas ao vírus da influenza, que ganha força com o inverno amazônico.

Além disso, outras medidas individuais também são importantes para evitar o adoecimento, como:


• usar máscara protegendo nariz e boca em casos de sintomas
• cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar
• evitar tocar o rosto com as mãos não lavadas
• lavar bem as mãos com frequência
• higienizar a coriza nasal com lenços descartáveis
• manter distância de pessoas doentes
• evitar aglomerações.

Porto Velho registra dois óbitos por Covid-19 

Nos primeiros dias de 2025, Porto Velho registrou dois óbitos pela Covid-19, que estão em investigação epidemiológica. Diante desse cenário, o Departamento de Vigilância em Saúde (DVS-RO) reforça a importância de intensificar as medidas preventivas e orientar a população sobre os serviços de saúde disponíveis.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) divulgou, nesta segunda-feira (6), o Alerta Epidemiológico nº 1, devido ao aumento nos casos de Covid-19 na capital.