A primeira reunião de uma comissão de conciliação, designada pelo ministro Gilmar Mendes para tratar de ações que envolve um Marco Temporal para demarcação de terras indígenas, aconteceu nesta segunda-feira (5).

Povos de várias etnias, no estado de Roraima, se concentraram para acompanhar a reunião. Um dos representantes dos povos indígenas no Estado, Telmo Macuxi destaca que o dia de mobilização é de luta e resistência.

“Nós estamos aqui! O povo indígena de Roraima se mobilizou para defender os seus direitos garantido constitucionalmente, porque lutam desde 1500 para acabar com o povo índio e com os nossos direito e isso nós não aceitamos. Como povo tradicional, como povo indígena e o Brasil inteiro está mobilizado em defesa dos direito à vida”.

– Telmo Macuxi, em entrevista à TV Norte Boa Vista.

Em setembro do ano passado o Supremo Tribunal Federal havia derrotado o Marco Temporal, mas a Câmara dos Deputados e o Senado aprovaram a retomada da tese, por meio da nova lei parcialmente vetada pelo presidente Lula.

A mobilização ocorre em todo o Brasil. Só em Roraima, mais de 8 mil indígenas de comunidades de 11 regiões se reuniram nesta segunda (5) no Centro Cívico de Boa Vista.

Eles protestaram contra o Marco Temporal, tese que discute as demarcações de terras indígenas no Brasil.

O protesto, pacífico, percorreu a rotatória do Centro Cívico, onde estão os três poderes em Roraima. Indígenas gritaram palavras de ordem e seguraram placas pedindo a rejeição do projeto. A manifestação continuará até terça-feira (6).

Amarildo Macuxi, de 39 anos, tuxaua da Região das Serras, na Raposa Serra do Sol, uma terra indígena no Norte de Roraima, liderou a manifestação.

Ele afirmou que o objetivo é lutar contra o Marco Temporal, que considera um “retrocesso”.

Ao G1 Roraima, Amarildo falou: “Estamos aqui para comunicar às autoridades que não aceitamos esse tipo de ataque e violência contra nossos direitos. É importante destacar a relevância desse movimento, que visa mostrar à sociedade e às autoridades nossa oposição ao projeto de lei proposto pelos deputados”

Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.