O Ministério da Saúde está oferecendo 95% dos medicamentos da Farmácia Popular gratuitamente, desde o dia 10 de julho.

A ação, em celebração dos 20 anos do programa Farmácia Popular, envolve, remédios para tratar colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite, em todo o país.

De acordo com a pasta, a medida deve beneficiar pelo menos 3 milhões de usuários do programa, gerando uma economia de até R$ 400 por ano, no Brasil.

Antes desta medida, apenas remédios para diabetes, hipertensão, asma, osteoporose e anticoncepcionais eram gratuitos. Para os demais medicamentos, o Ministério da Saúde pagava até 90% do valor de referência, e o cidadão arcava com o restante.

Medicamentos com desconto em Roraima

O presidente do Sindfarr, Edimar Lima, explica que alguns produtos ficam com o preço tão baixo, quando abatidos os 95% de desconto, que a farmácia acaba entregando gratuitamente o fármaco.

“Você tem que, primeiramente, ter uma receita médica. Essa receita médica, quando você pega ela, você se dirige a qualquer estabelecimento farmacêutico do qual tem a bandeira ‘Aqui tem Farmácia Popular’, aí você chega na drogaria, se se apresenta algum atendente, do qual você tem que ter um documento com foto e a receita para que ele olha direitinho, e faça o cadastro e o atendimento”.

Ele explica que no caso dos tratamentos com remédios de uso contínuo, na hora do atendimento, já fica marcada a volta do paciente. “Ele já sai sabendo qual é a data que ele tem que voltar para pegar o medicamento, em qualquer lugar do Brasil”.

Com informações do Ministério da Saúde.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.