O Twitter completou 17 anos de criação da rede social nessa terça-feira (21).

A criação da rede social aconteceu em 21 de março de 2006, mas foi lançada oficialmente julho de 2006 nos Estados Unidos (EUA).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Twitter

Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass foram os responsáveis pela criação e lançamento da rede social.

A ideia inicial dos fundadores era que o Twitter fosse uma espécie de “SMS da internet” com a limitação de caracteres de uma mensagem de celular.

Inicialmente chamada Twttr (sem vogais), o nome da rede social, em inglês, significa gorjear.

A ideia é que o usuário está “piando” pela internet.

Desde a criação, o Twitter ganhou extensa notabilidade e popularidade por todo mundo.

Algumas vezes é descrito como o “SMS da Internet”.

RELACIONADAS

+ Twitter demite 10% da força de trabalho atual, diz New York Times

+ Veja os principais acontecimentos desde que Musk adquiriu o Twitter

+ Elon Musk suspende contas no Twitter e afeta jornalistas pelo mundo

No dia 12 de setembro de 2013, por meio do perfil da empresa no próprio Twitter, foi informado que ela havia enviado à SEC (CVM dos EUA) documentos confidenciais para a abertura de capital na Bolsa de Valores, operação também conhecida como IPO (Oferta Pública Inicial, em inglês).

No dia 7 de novembro de 2013, o Twitter fez sua estreia na Bolsa de Nova York.

Todas as 70 milhões de ações colocadas no mercado foram vendidas.

O valor chegou a subir até 90% de alta em relação ao valor estipulado inicialmente na abertura do pregão.

Na ocasião, a empresa captou US$ 1,82 bilhão no mercado e foi avaliada em US$ 24,57 bilhões.

Aquisição por Elon Musk

Em abril de 2022, foi anunciado que a rede social seria comprada por Elon Musk, CEO da SpaceX e da Tesla, Inc., por 44 bilhões de dólares e, com isso, a empresa deixaria de ser negociada na bolsa de valores.

Contudo, em julho de 2022, Musk anunciou a desistência da compra.

Em 12 de julho, o Twitter entrou com uma ação contra Musk, após o anúncio de desistência da compra.

Em outubro de 2022, reverteu a decisão e decidiu manter a proposta inicial de 44 bilhões de dólares, legalmente, Musk tinha até o dia 28 de outubro para confirmar a aquisição caso quisesse evitar um julgamento movido pela empresa.

Em 26 de outubro, Musk visitou a sede da empresa, em São Francisco.

Em 27 de outubro, afirmou por um comunicado direcionado a usuários e anunciantes da rede social, que havia adquirido a plataforma, horas mais tarde, fontes próximas ao assunto confirmaram que Musk estaria no controle da empresa e diversos executivos já teriam sido demitidos.

O primeiro tweet

O primeiro tweet na história do Twitter foi postado em 21 de março de 2006 por Jack Dorsey, o cofundador da plataforma.

O tweet simplesmente dizia: “Just setting up my twttr” (“Apenas configurando meu twttr”, em tradução livre).

Desde então, a plataforma cresceu imensamente, e hoje em dia milhões de tweets são enviados diariamente.

Pássaro azul

O logotipo do Twitter é um pássaro azul chamado de Larry, e foi criado pela designer gráfica britânica, Laura Ries.

O nome Larry é uma homenagem ao jogador de basquete Larry Bird, que jogou pelo Boston Celtics.

O pássaro representa a simplicidade e a facilidade de uso da plataforma.

Hashtag

A hashtag, que é uma palavra ou frase precedida pelo símbolo “#”, foi popularizada pelo Twitter.

A ideia de usar a hashtag para categorizar e agrupar tweets foi introduzida em 2007 pelo usuário Chris Messina.

Desde então, a hashtag se tornou uma parte integrante do Twitter, usada para tudo, desde eventos ao vivo até campanhas de marketing.

Limite de caracteres

O Twitter é conhecido por seu limite de 280 caracteres por tweet. No entanto, nem sempre foi assim.

Quando a plataforma foi lançada em 2006, o limite era de 140 caracteres.

Em 2017, a plataforma dobrou o limite para 280 caracteres, o que permitiu aos usuários expressarem mais suas ideias e opiniões em um único tweet.

Os trending topics

Os trending topics são os assuntos mais populares do momento no Twitter.

Eles são exibidos na seção “Trending” da plataforma e refletem o que as pessoas estão falando em todo o mundo.

Desde a criação, o Twitter tem sido uma fonte valiosa de informações em tempo real sobre eventos atuais, notícias e tendências culturais.