A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) vai usar controles e óculos de realidade virtual no ensino dos alunos da área da saúde.

A iniciativa faz parte do projeto Sallus VR, que recria casos clínicos no computador. 

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

O projeto tem como principal objetivo acelerar o exame clínico objetivo estruturado, uma espécie de prova prática que simula o atendimento ao paciente.

Com a realidade virtual, até cinco alunos poderão fazer o teste ao mesmo tempo. 

“Você aplicar o exame em uma turma de trinta alunos, com um aluno por vez, levaria mais de um dia. Com essa tecnologia a gente consegue paralelizar, fazer até cinco por vez”, ressaltou o coordenador do projeto, João da Mata. 

Para a estudante de enfermagem Cassiane Nogueira, a tecnologia proporciona “uma imersão que faz com que o universitário esteja mais preparado para atender os pacientes em casos reais”.

Imagem: Lucas Motta/TV Norte – Projeto recria casos clínicos no computador

______________________________________

RELACIONADAS

UEA divulga edital e convocação da 2ª chamada do Vestibular e SIS 2021, acesso 2022

UEA publica edital de seleção para Mestrado em Ciências Humanas

______________________________________

Sallus VR

O Sallus VR é uma criação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (UNA-SUS Amazônia) de novas tecnologias educacionais para a área da saúde.

O projeto surgiu de uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada, com a lei de informática na Amazônia, que destina uma parte do faturamento das empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) para custear pesquisas na região. 

“É uma janela de oportunidades para novas criações (…), é o tripé da universidade, o ensino, a pesquisa e a extensão”, afirmou a líder de pesquisa em saúde Isabele Gonçalves.

O projeto do Sallus VR foi finalizado neste mês e deve fazer parte das aulas da UEA a partir do segundo semestre de 2022.

______________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS