Um dos cantores de pagode mais bem sucedidos no cenário musical amazonense, o artista Uendel Pinheiro se prepara para a gravação de seu novo DVD no próximo dia 23 de outubro, véspera do aniversário de Manaus.

Ao Portal Norte, o artista falou sobre o novo projeto, quais serão as participações especiais e as novidades que ele vem preparando não somente para o público manauara, mas para o restante do país.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Natural de Óbidos, no Pará, Uendel sempre foi um admirador do samba e pagode, tanto que já se destacava participando de grupos musicais na epóca de escola.

Em 1999, ele se mudou com sua mãe para Manaus e foi morar no bairro Praça 14, considerado por muitos como o berço do samba amazonense.

Dali em diante, teve início uma história de sucesso, consagrando Uendel Pinheiro como um dos cantores de pagode mais solicitados do cenário musical amazonense.

Portal Norte: O que está sendo preparado nesse novo trabalho que envolve o DVD?

Uendel Pinheiro: Na verdade, esse DVD é um projeto que tem como objetivo levar a nossa música um pouco mais para fora da Região Norte do Brasil, então é um DVD que envolve um contexto de repertório, cenografia e trabalhos visando o mercado nacional. Então esse trabalho tem um objetivo que é conquistar novos espaços geográficos.

PN: Você pode adiantar quem foi convidado para esse DVD?

UP: De fora teremos participações de Péricles; Chrigor; Bruno, ex-Jeito Moleque; Márcio, ex-Art Popular; Renato da Rocinha; Dinei; Maurício Mattar e Doce Encontro, um grupo de São Paulo, e aqui de Manaus, Jobert e Zé Mário. Serão 10 participações.

PN: Onde será gravado e como será feita a divulgação desse novo trabalho?

UP: Será gravado no dia 23 de outubro, véspera de feriado, no Studio 5. Ele deve ser divulgado a partir do início de dezembro para pegar a virada do ano e o momento carnaval.

PN: Como foi a definição desse novo trabalho, escolha de músicas, parcerias?

UP: Todo esse trabalho é feito por mim, a definição, toda a direção, de arte e cenografia, toda a parte de repertório, escolha, produção. Ela é feita por mim mesmo, não tem tanto mistério, eu analiso, vejo as canções, depois que a gente encontra as canções, eu tento familiarizar ela com alguns artistas, e aí são feitos os convites. Por exemplo, Maurício Matar é uma participação que vai participar de um bloco musical de músicas que não são pagode, e que fizeram parte da grade de novelas, digamos assim. Então, a gente vai regravar algumas músicas que foram sucesso em novelas com o Maurício Matar, que além de cantor e compositor, é uma personalidade extremamente importante dentro da dramaturgia brasileira, digamos assim. Então ele é um cara que se encaixa nesse contexto. É isso aí.

PN: Como está a carreira atual do Uendel Pinheiro?

UP: Cara, eu tenho uma carreira sem egoísmo, bastante estável, consolidada dentro do meu segmento. Acho que já são 8 anos de estrada que a gente plantou boas sementes e hoje a gente consegue colher alguns frutos viajando, o segmento do samba e do pagode não é um segmento popular na Região Norte, mas ele acaba sendo aceitável quando se fala do Uendel Pinheiro, então isso é resultado de alguns fatores, como misturar músicas que não são samba dentro do samba, misturar o bumbá com samba, abraçar nossa cultura regional, enfim, ter essa flexibilidade musical para agradar a todos. Graças a Deus, as rodas de samba são lotadas, as labels são lotadas, as bilheterias por onde a gente passa, graças a Deus, valem a pena o cachê que é cobrado, então eu considero uma carreira extremamente estável.

PN: Como você avalia o mercado musical atual em Manaus e no país?

UP: O mercado em Manaus hoje vive um momento bom, musicalmente falando, dentro do segmento de samba e pagode. São muitas casas de samba, muitos eventos de samba e de pagode, e também casas que não são pagode, como sertanejo, forró, etc. e tal, sempre abrem as portas para o nosso segmento, então é muito comum ver casas de sertanejo colocando um artista de pagode, colocando alguém que represente o nosso segmento. E o país é um pouco menos, acho que no país o samba vive um momento um pouco mais instável, né? Mas sempre dentro ali de públicos aceitáveis, fiéis, que compram para ir nos eventos, acho que tem pouca rotatividade de artista, então isso acaba trabalhando um pouco. Mas ainda assim é um segmento extremamente popular no país como um todo.

PN: Você tem alguma música autoral nova que está trabalhando e tem um carinho especial?

UP: Nesse projeto, a gente vai ter uma música chamada ‘Responde Atende’, que ela vai ter um cunho comercial bastante forte. É uma música que o ensaio já está disponível no YouTube, é uma música do Rodrigo Oliveira, que é um grande compositor. Então é uma música que a gente vai dar uma ênfase bastante destacável nela, digamos assim.

PN: O que o público pode esperar dessa fase com DVD inédito?

UP: Um Uendel Pinheiro um pouco mais ausente da cidade, infelizmente, ou felizmente também, né? Porque esse DVD, ele tem esse objetivo, a gente quer viajar mais e ir mais longe, é um DVD que possivelmente já vem com um escritório grande para divulgação. Então a gente deve estar trabalhando um pouco mais a parte do Sudeste do Brasil, enfim. É um DVD que aproxima a gente de um cenário nacional, mas que distancia um pouco a gente do cenário local, como eu disse, felizmente e infelizmente.

Ingressos à venda

Os ingressos para o show de gravação do DVD do Uendel Pinheiro estão à venda no site da Ingresso Fly. Eles podem ser adquiridos ao preço único de R$ 100.

O show tem início a partir de 21 horas, na próxima segunda-feira, véspera do aniversário de Manaus.

DVD terá a participação de estrelas do pagode nacional - Foto: Divulgação
DVD terá a participação de estrelas do pagode nacional – Foto: Divulgação

RELACIONADAS

+Uendel Pinheiro triplica número de ouvintes em app de música em um ano