Após a decisão dos professores da Universidade Federal de Roraima (UFRR) de encerrarem a greve, está marcada para a próxima segunda-feira (1º) a retomada das atividades acadêmicas tanto na universidade quanto no Colégio de Aplicação (CAp).

A decisão foi anunciada após a Assembleia Geral dos Docentes da UFRR, realizada nesta quinta-feira (27). O CAp também confirmou através das redes sociais que as atividades didático-pedagógicas serão retomadas na mesma data. As aulas estavam suspensas há quase dois meses, desde o início do movimento grevista dos professores das instituições federais em Roraima.

O retorno das aulas na UFRR seguirá o calendário acadêmico já aprovado para 2024, resultando no início do recesso universitário em 5 de julho, menos de uma semana após o retorno às atividades. Essa decisão tem gerado impacto entre os estudantes, que agora estão solicitando a aprovação de um novo calendário.

Estamos no aguardo que a administração superior atenda o pedido de 33 conselheiros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE (que ainda durante o período da greve) solicitaram que uma sessão extraordinária do conselho fosse convocada para debater o calendário acadêmico previamente, para que não nos encontrássemos nessa situação de indefinição que estamos no momento. A expectativa é que essa sessão ocorra na semana que vem ou o mais breve possível, informa comunicado do DCE.

O Diretório estudantil continua a reivindicar a implementação de trancamento especial de disciplinas e a garantia de não reprovação por falta. Eles argumentam que muitos cursos aderiram parcialmente ou não aderiram à greve, e enfatizam que os estudantes não devem ser prejudicados em nenhuma circunstância.

Com informações de Folha BV

Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.