Nesta quarta-feira (4), completa um ano de partida do ex-governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos. Uma figura emblemática na história do estado, Siqueira Campos faleceu aos 94 anos em 2023, deixando um legado de luta pelo estado do Tocantins.
Para celebrar a memória do ex-governador, uma missa será celebrada na Catedral do Divino Espírito Santo, na Praça dos Girassóis em Palmas, às 18h30min.
A cerimônia contará com a presença do cantor, e amigo pessoal de Siqueira Campos, Moacyr Franco, que prestará uma homenagem musical ao político.
História e legado de Siqueira Campos
Nascido em Crato, Ceará, Siqueira Campos migrou para o Goiás, onde iniciou sua carreira política. Deputado federal por cinco mandatos, ele foi peça fundamental na luta pela criação do estado do Tocantins, desmembrado de Goiás 1988.
Como primeiro governador do novo estado, dedicou-se ao desenvolvimento do Tocantins, implementando políticas públicas que impulsionaram o crescimento econômico e social da região.
Ao todo, Siqueira teve quatro mandatos como governador do Tocantins (1989-1991, 1995-1998, 1999-2003 e 2011-2014).
Siqueira Campos estava internado desde o dia 29 de junho de 2023 após sentir fortes dores pelo corpo. Dois dias depois ele foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com um quadro de infecção pulmonar e precisou ser intubado.
O ex-governador do Tocantins faleceu na noite do dia 4 de julho de 2023, aos 94 anos de idade, em um hospital particular de Palmas.
Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.