O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB-DF), escolheu nesta sexta-feira (18) o coronel Adão Teixeira Macedo para assumir o comando-geral da Polícia Militar do DF (PMDF). A mudança ocorre em meio a prisão do atual comandante da corporação Klepter Rosa, que foi preso preventivamente durante uma operação da Polícia Federal (PF).

+ Envie esta íntegra no seu WhatsApp

+ Envie esta íntegra no seu Telegram

Além de Klepter, outros 6 oficiais que faziam parte da cúpula, no dia atos do 8 de janeiro, também foram alvo da operação da Polícia Federal (PF).

A escolha do coronel foi confirmada nesta tarde por Ibaneis Rocha, porém a decisão ainda não foi publicada no Diário Oficial da União do Distrito Federal (DOUDF).

O coronel faz parte da corporação há 30 anos, é graduado em direito e já atuou na corporação como diretor de Tecnologia da Informação, chefe da seção de Desenvolvimento de Sistemas, assessor militar, diretor de Telemática e chefe do Departamento de Logística e Finanças.

Adão atuava como subcomandante-geral da PMDF desde fevereiro deste ano após a exoneração do coronel Fábio Augusto Vieira.

Operação Incúria

A operação Incúria da Polícia Federal é resultado da denúncia feita pelo Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos da Procuradoria Geral da República (PGR).

RELACIONADAS

+ 8 de janeiro: PGR e PF cumprem mandados de prisão contra PM no DF

+ Bolsonaro recebe homenagem em meio a cerco do STF no caso das joias

+ Advogado de Mauro Cid recua sobre confissão no caso das joias

Alvos da operação:

  • Coronel Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues, ex-comandante do 1º Comando de Policiamento Regional da PM;
  • Coronel Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra, ex-chefe interino do Departamento de Operações (DOP) da PM;
  • Coronel Jorge Eduardo Naime; ex-chefe do Departamento de Operações (DOP) da PM, que estava de folga no dia dos ataques e já estava preso;
  • Major Flávio Silvestre de Alencar, comandava o 6º Batalhão da PMDF, responsável pela Praça dos Três Poderes e Esplanada dos Ministérios;
  • Tenente Rafael Pereira Martins;
  • Coronel Fábio Augusto Vieira, ex-comandante-geral da PMDF.