Ícone do site Portal Norte

Celso Sabino falará no Senado sobre as ações do Turismo para os próximos dois anos

Celso Sabino discursa na cerimônia de posse no Palácio do Planalto. Foto Joédson Alves/Agência Brasil

O ministro do Turismo, Celso Sabino, participará nesta terça-feira (22) de audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo no Senado, para apresentar as ações da pasta para os próximos dois anos.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O deputado federal Celso Sabino (União-PA) tomou posse no Ministério do Turismo no dia 3 de agosto, em substituição à deputada federal Daniela do Waguinho (União-RJ). Em cerimônia, no Palácio do Planalto, Sabino disse que sua missão é fazer do turismo uma ferramenta de desenvolvimento sustentável para alavancar a economia e a melhorar a qualidade de vida do povo. A meta, segundo ele, é atingir a casa dos dois dígitos na contribuição do setor para o Produto Interno Bruto (PIB), hoje em 7,8%, além de atrair mais turistas estrangeiros ao país.

‘É uma honra para mim, para minha família e para o meu estado do Pará estar aqui hoje assumindo o compromisso e a missão que o senhor me confiou de fazer do turismo uma ferramenta de desenvolvimento sustentável que ajude a alavancar nossa economia e a melhorar a qualidade de vida do nosso povo. É um desafio que aceito com determinação e humildade, mas com muita confiança’, disse o ministro na ocasião.

Entre as propostas está a ampliação da participação brasileira no mercado internacional do turismo. Sabino anunciou a implementação de um Plano Nacional de Desenvolvimento do Turismo com programas, metas e ações estratégicas. Destacou, ainda, iniciativas de sucesso em outros países, como Portugal, que triplicou o número de turistas estrangeiros em uma década, e informou que planeja adaptá-las à realidade brasileira.

Para estimular o turismo interno, Celso Sabino declarou que lançará o programa “Conheça o Brasil” para oferecer descontos para idosos e trabalhadores de baixa renda, além de parcerias com o setor privado para disponibilizar passagens aéreas e hospedagem acessíveis. Também destacou o lançamento do “MTUR Itinerante”, que já está sendo realizado pelo país e que leva orientações sobre o Fundo Geral do Turismo (Fungetur) para regiões com potencial turístico; e a criação dos programas “Meu Emprego no Turismo”, “Revive Brasil” e “Embarque Nessa”.

De acordo com o ministro, é importante assegurar uma abordagem transversal e sistêmica para o turismo, envolvendo órgãos públicos, instituições privadas, representantes do trade e do Congresso Nacional. Sabino também reafirmou a relevância das parcerias público-privadas para o desenvolvimento do setor.

Celso Sabino pontuou ainda a importância da escolha do Brasil para sediar a COP-30, a Conferência do Clima das Nações Unidas, em 2025, em Belém (PA).


Sair da versão mobile