Ícone do site Portal Norte

39º ministério: Lula se reúne com Wellington Dias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta terça-feira (15) da posse do novo presidente do Paraguai, Santiago Peña -Foto:Ricardo Stuckert/PR

Lula se reúne nesta quarta-feira (30) com o ministro Wellington Dias. 39º ministério pode ser anunciado -Foto: Ricardo Stuckert/PR

O primeiro compromisso da agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), desta quarta-feira (30), é uma reunião com o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias. Esse encontro pode render a criação de um 39º ministério pasta no governo.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

“Reunião de quarta-feira aponta para um novo, 39º, que seria um ministério de ‘Ação Social’. (…) Ele [o ministério] teria algumas prerrogativas que seriam, hoje, do Ministério do Desenvolvimento Social”, explica a jornalista Julia Duailibi.

O Desenvolvimento Social já era cobiçado pelo Progressistas, partido do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Mas, segundo Duailibi, o ministro Wellington Dias é um aliado de “primeira hora” do presidente Lula.

“Ainda não sabemos a cara do que seria esse eventual novo ministério e nem se o PP vai topar. E tem o Republicanos, que ficaria com Portos e Aeroportos, mas, naquele jogo de “eu vou para o ministério, mas não faço parte da base”, acrescenta Duailibi.

RELACIONADAS

+ Lula anuncia criação de 38º ministério em negociação com o centrão

+ Lula: ‘vamos colocar o rico no imposto de renda e o pobre no orçamento’

+ Lula indica Daniela Teixeira para vaga no STJ destinada a OAB

Anúncio de Lula

O Ministério da Pequena e Média Empresa será criado, de acordo com o presidente Lula. O anúncio foi feito nesta terça-feira (29) e, se confirmado, será a 38ª pasta do atual governo.

Desde o primeiro semestre, o governo Lula se articula para realizar uma reforma ministerial. O objetivo principal, já reconhecido pelo próprio presidente, é atrair para o governo partidos como União Brasil, PP e Republicanos, o chamado “Centrão”.

E, em contrapartida, consolidar o apoio dessas bancadas aos temas de interesse do governo no Congresso.

Até o momento, apenas uma troca foi concretizada: no Ministério do Turismo, em que Celso Sabino (União-PA) entrou no lugar de Daniela Carneiro (União-RJ).

Sair da versão mobile