O Fórum do Nordeste realizado em Recife, nesta segunda-feira (4), debateu os desafios e as oportunidades nos setores de biocombustíveis, etanol e energias limpas. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou durante o evento que a “pauta verde” estará entre as grandes prioridades do Poder Legislativo neste segundo semestre.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Lira disse que, em acordo com lideranças da Casa, há um planejamento para dar andamento às deliberações de matérias relacionadas à economia sustentável.

“A pauta verde está entre as grandes prioridades do segundo semestre, planejamos dar andamento às deliberações de matérias relacionadas à energia sustentável, para o Brasil alcançar resultados significativos em termos de preservação ambiental e sustentabilidade”, afirmou Lira.

Entre os projetos que devem ser analisados pelos parlamentares, Lira destacou o que trata sobre a distribuição de energia renovável para outros países, a criação de incentivos às fontes alternativas de produção de biocombustíveis, em paralelo com a discussão sobre marcos regulatórios e o que regulamenta o mercado de créditos de carbono.

A proposta permite às empresas compensarem a emissão de gases de efeitos estufa e comprar em créditos umas das outras. O governo espera vê-la aprovada no Congresso Nacional até a COP-30, a Conferência da ONU sobre Mudanças do Clima prevista para 2025, em Belém (PA).

O parlamentar afirmou, ainda, que a região Nordeste tem forte potencial para o fortalecimento da transição energética, com geração de energia limpa e sustentável.

“Acreditamos que seja necessário buscar o desenvolvimento do uso da energia limpa do segmento industrial, possibilitando uma nova onda de industrialização brasileira. Temos o potencial de criar empregos, atrair investimentos e gerar riquezas econômicas em benefícios do País”, defendeu Arthur Lira.

RELACIONADAS

+ Em semana curta, Lira obriga presença de deputados para votar projetos