O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse, em entrevista a uma TV indiana, que o presidente da Rússia, Vladimir Putin não deverá ser preso no Brasil caso venha ao país para a próxima cúpula do G20, em 2024.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
“Eu acho que o Putin pode ir tranquilamente para o Brasil. Eu posso lhe dizer, se eu for o presidente do Brasil e ele for ao Brasil, não há por que ele ser preso”, afirmou
Lula ainda afirmou que Vladimir Putin será convidado a visitar o Brasil porque deve encontrá-lo em 2024, na Rússia, em função do encontro do Brics, que é previsto para ser sediado pelos russos no próximo ano.
“Antes do G20 no Brasil, teremos o Brics na Rússia, e eu vou no Brics na Rússia no próximo ano (…) Todo mundo vai para a reunião do Brics, e espero que também venham para o G20 no Brasil”, disse. “Eu acredito que o Putin pode facilmente ir para o Brasil”.
Em março, o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu mandados de prisão contra Putin por crimes de guerra. Por ser signatário do acordo que criou o tribunal, o Brasil deveria cumprir os mandados caso o presidente russo viesse ao país.
RELACIONADAS
+ Lula se encontra com príncipe saudita que deu joias a Bolsonaro
+ Lula cobra recursos de países ricos contra aquecimento global