Ícone do site Portal Norte

STF terá sessões extras e começará a julgar primeiros acusados de participar de atos golpistas

PF faz busca em estados e DF por custeio de atos golpistas

Carro da Policia Legislativa depredado por manifestantes na frente do Congresso Nacional durante atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 - Foto: Reprodução/ Joedson Alves/ Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar, a partir de quarta-feira (13), os primeiros réus pelos atos antidemocráticos do 8 de janeiro.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Assim, os ministros terão quatro sessões para julgar as primeiras ações penais dos envolvidos nos ataques que levaram à invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Os quatro primeiros réus a serem julgados são acusados de participar da execução do vandalismo. Três continuam presos de forma preventiva. Sendo eles: Aécio Lucio Costa Pereira; Thiago De Assis Mathar; Moacir Jose Dos Santos; Matheus Lima De Carvalho Lázaro.

Os quatro respondem pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, com emprego de substância inflamável, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.

RELACIONADAS

+ STF aceita denúncia contra mais 45 envolvidos nos atos golpistas

+ STF: Corte inicia julgamento de mais uma leva de investigados

Sair da versão mobile