Ícone do site Portal Norte

Centrão: André Fufuca e Silvio Costa assumem ministérios nesta quarta (13)

Reunião com os novos ministros

Reunião com os novos ministros André Fufuca (Esporte) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) - Foto: Ricardo Stuckert.

O Presidente Lula oficializa nesta quarta-feira (13), a posse dos novos ministros de Portos e Aeroportos e dos Esportes. O evento está contido na agenda presidencial divulgada pelo Palácio do Planalto.

O movimento busca acomodar mais partidos, em troca de apoio no Congresso.

Envie esta notícia no seu Whatsapp

Envie esta notícia no seu Telegram

Os parlamentares têm uma agenda com o presidente às 10h30, no Palácio do Planalto. À tarde, após o encontro, serão realizadas as cerimônias de transmissão de cargo nos ministérios de Portos e Aeroportos, às 15h e do Esporte, às 18h30.

Lula não irá a esses eventos pois estará com outras agendas.

Márcio França, que vai deixar a pasta de Portos e Aeroportos para assumir o novo Ministério da Micro e Pequenas Empresas, também participará da reunião com Lula.

O deputado André Fufuca (PP-MA), tem 33 anos, e está no terceiro mandato. Ele é líder do PP desde 2022 e sempre teve papel de destaque na legenda, como a própria presidência nacional.

Fufuca comandou o partido em 2021 e 2022, após a saída do ex-ministro Ciro Nogueira. É filiado ao PP desde 2016 e também já passou pelo PSDB e PSD. Ele entra no lugar de Ana Moser, que fez carreira como jogadora de vôlei.

Já o deputado federal Silvio Costa Filho, 41 anos, (Republicanos-PE) assume o Ministério de Portos e Aeroportos, no lugar de Márcio França (PSB). Ele está no segundo mandato e é aliado histórico do PT e é filho do ex-deputado Sílvio Costa, também do Republicanos de Pernambuco.

Costa Filho também já foi deputado estadual, vereador e secretário estadual de Turismo na gestão do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos.

As discussões da reforma ministerial se arrastaram por mais de dois meses, até Lula decidir em que pastas mexeria para acomodar os representantes do Centrão em seu governo.

RELACIONADAS

+ Lula negocia com Centrão e deve anunciar reforma ministerial

+ Em meio à reforma ministerial, Lula negocia mais dinheiro para o centrão

Sair da versão mobile