O Datafolha divulgou uma pesquisa, nesta sexta-feira (15), que apontou que 47% dos brasileiros acham importante que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indique uma mulher para ocupar o cargo de Rosa Weber na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF). Para 51% dos entrevistados, o sexo da pessoa é indiferente.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Foram entrevistadas pelo Instituto 2.016 pessoas com mais de 16 anos, nos dias 12 e 13 de setembro, em 139 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

De acordo com a pesquisa os homens são mais indiferentes. 53% deles disseram que tanto faz o sexo da pessoa, enquanto 44% acham que a opção deva ser por uma mulher.

Já entre as mulheres, as opiniões se mostraram empatadas em 49%.

A ministra Rosa Weber irá se aposentar no final do mês porque completará 75 anos, idade em que a Constituição prevê a aposentadoria compulsória de integrantes do Supremo.

O ministro da Justiça Flávio Dino tornou-se o favorito na disputa pela vaga do STF. Ele chegou a apoiar, anteriormente, o nome da desembargadora Simone Schreiber, do Rio de Janeiro, mas depois deu indicações de que achava boa a sua própria indicação.

RELACIONADAS

+ Rosa Weber libera para julgamento ação sobre aborto