O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou na noite deste sábado (16) em Nova York, nos EUA. Em sua segunda viagem em solo americano, o brasileiro participará da 78ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e de um evento ao lado do presidente Joe Biden.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Lula chegou aos Estados Unidos após um dia de compromissos em Cuba. Na país caribenho, ele participou da reunião de líderes do G77+China, grupo que reúne países em desenvolvimento, e a China.
Também estarão em Nova York os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Ao menos dez ministros do governo Lula estarão nos EUA, incluindo Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente), Nísia Trindade (Saúde), Mauro Vieira (Relações Exteriores).
A comitiva inclui ainda 25 parlamentares, entre os quais sete senadores e 17 deputados.
As questões climáticas, a preservação do meio ambiente e a busca pela sustentabilidade vão permear as discussões da Assembleia Geral. O tema deste ano é “Reconstruindo a confiança e reacendendo a solidariedade global: acelerando a ação na Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) rumo à paz, prosperidade, progresso e sustentabilidade para todas as pessoas”.
Em Nova York, o presidente Lula vai se reunir com diversos chefes de Estado, de Governo e de organismos internacionais para tratar de assuntos de interesse do Brasil. O Itamaraty já confirmou encontro com o secretário-geral da ONU, Antonio Gutierrez, e com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom.
Lula e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, devem lançar uma iniciativa na área de direitos trabalhistas. O objetivo é angariar outros países, com apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT), para criar medidas para o trabalho decente na economia do século XXI.
Sobre a ONU
A Organização das Nações Unidas foi criada oficialmente no período pós-Segunda Guerra Mundial, no dia 24 de outubro de 1945, por meio do documento de fundação conhecido como Carta das Nações Unidas. Atualmente, 193 Estados são membros das Nações Unidas, os quais estão representados no órgão deliberativo, a Assembleia Geral.
O Brasil é um dos 51 membros fundadores da ONU, tendo depositado sua ratificação da Carta da ONU em 21 de setembro de 1945. Em 1947, o diplomata brasileiro Oswaldo Aranha presidiu a 1ª sessão especial da Assembleia Geral da ONU, sobre a Palestina. O país, desde 1955, profere o discurso de abertura do Debate Geral da Assembleia Geral das Nações Unidas.
RELACIONADAS
+ Ministro Fernando Haddad viaja à Nova York para participar da Climate Week
+ Em Havana, Lula critica embargo econômico dos EUA contra Cuba