Após o pedido do presidente Lula de uma nova aeronave “mais confortável” para viagens, deputados federais da oposição solicitaram que o o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e o ministro da Defesa, José Múcio, falem sobre o plano de compra do avião de lula que pode custar R$ 400 milhões.
+ Envie esta notícia no seu Whatsapp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Os deputados Carlos Jordy (PL-RJ), Mauricio Marcon (Podemos-RS), Evair Vieira de Melo (PP-ES), Carla Zambelli (PL-SP) e Nikolas Ferreira (PL-MG) apresentaram os requerimentos à CFFC (Comissão de Fiscalização Financeira e Controle) da Câmara dos Deputados.
No requerimento, o deputado apresentou a justificativa de que é “incompatível” a compra de uma nova aeronave.
“A FAB [Força Aérea Brasileira] já dispõe de aeronave presidencial adquirida por Lula em 2004 e adquiriu recentemente dois aviões A330-200, de forma que tal compra apresenta-se absolutamente incompatível com o cenário de déficit nas contas públicas”, escreve o deputado Carlos Jordy (PL-RJ).
Entenda o caso
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou a compra de um novo avião presidencial que seja mais confortável. Lula e a primeira-dama Janja da Silva desejam uma aeronave que tenha cama de casal, banheiro com chuveiro, gabinete de trabalho privativo, sala de reuniões privadas e 100 poltronas de semi-leito. O modelo da aeronave pode custar R$ 400 milhões de reais, de acordo com levantamento da FAB (Força Aérea Brasileira).
O modelo atual e usado pelo presidente nas viagens internacionais é o Airbus A319-ACJ, conhecido como “Aerolula”.
RELACIONADAS
+ Lula discursa abertura da 78ª Assembleia Geral da ONU
+ Presidente Lula desembarca em Nova York para participar da Assembleia da ONU