Durante o lançamento do Programa Nacional de Enfrentamento das Organizações Criminosas, o ministro Flávio Dino anunciou que o investimento terá o custo de R$ 900 milhões até o ano de 2026.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O dinheiro será destinado para 5 eixos no Plano: Integração institucional e informacional; aumento da eficiência dos órgãos policiais; portos, aeroportos, fronteiras e divisas; aumento da eficiência do sistema de Justiça Criminal; e cooperação entre os entes.
Violência
Nas últimas semanas, ataques contra prédios públicos, queima de veículos e violência assutaram o Rio Grande do Sul e Bahia. . A onda de violência que aterroriza cidades do Rio Grande do Norte já contabiliza ao menos 273 ações criminosas até este domingo.
Na Bahia, em setembro, cerca de 45 pessoas morreram. Algumas mortes aconteceram no início do mês, após a morte de Lucas Caribé Monteiro de Almeida, um policial federal. A maioria dos homicídios ocorreu em operações policiais nos bairros periféricos da capital, Salvador.
Críticas
Nas últimas semanas, Dino foi criticado por aliados do governo do PT em relação a gestão da segurança pública no Brasil. Entre elas, está o crime organizado.
RELACIONADAS
+ Programa para combater facções criminosas será lançado nesta segunda