O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga os atos do dia 8 de janeiro, deputado Arthur Maio (União- BA) foi questionado pela bancada governista sobre o cancelamento do depoimento do ex-ministro da Casa Civil e da Defesa Braga Netto que estava previsto para esta quinta-feira (5).   

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

De última hora, o presidente da CPMI colocou em votação a convocação do então Comandante do Batalhão de Pronto Emprego da Força Nacional, Sandro Augusto Sales Queiroz subordinado ao Ministro Flávio Dino. O requerimento foi rejeitado por 14 contra 10.  

A convocação de Sales Queiroz é um pedido da oposição que defende a omissão do Ministério da Justiça durante a invasão aos Três Poderes no dia 8 de janeiro, em Brasília.  

O deputado federal Duarte Junior (PSB-MA), contestou a convocação de Sales Queiroz e afirmou que existem provas de que o militar não estava de plantão no dia dos ataques, sendo convocado apenas por ter relações com políticos ligados ao bolsonarismo.  

“Vossa Excelência fez um acordo em que os requerimentos só seriam pautados se houvesse acordo entre as partas; [para] esse requerimento não há acordo, há ampla divergência. E é um requerimento que está sendo convidado a comparecer quem lá não estava. E está claramente comprovado o seu pensamento e sua ideologia (do policial Sandro) e a tentativa de tirar a credibilidade dessa investigação”, defendeu o parlamentar.  

Em resposta Maia afirmou que está reagindo a provocação do governo.     

“Eu não posso chegar aqui e ver alguns deputados do governo jogar pra cima de mim uma responsabilidade que eu não tenho. Então, eu não gostaria de estar colocando esse requerimento em votação, mas estou sendo obrigado a fazê-lo em defesa do meu nome e em defesa dessa CPMI”.

O presidente da CPMI ainda afirmou que a votação é para “proteger o direito da minoria”, pois não poderia apenas votar depoimentos de interesse da maioria. 

RELACIONADAS

+ Empresário do agronegócio será ouvido em CPMI nesta terça (3)

+ CPMI 8/1: general nega participação nos atos golpistas

+ Augusto Heleno chega à CPMI, mas pode ficar em silêncio

Relatório da CPMI  

Eliziane Gama (PSD-MA) relatora da CPMI já afirmou que ainda que os depoimentos não sejam realizados existem elementos para finalizar o relatório da Comissão.