O Senado Federal adiou a votação da minireforma eleitoral, com a decisão as regras previstas nos documentos não estarão em vigor durante a eleição municipal em outubro de 2024, pois elas só valeriam caso fosse votada até esta sexta-feira (6).   

Envie esta notícia no seu Whatsapp

Envie esta notícia no seu Telegram

A novidade foi detalhada pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI) em seu perfil no x (antigo twitter) nesta terça-feira (3).  

No último mês, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco(PSD-MG) já havia sinalizado que a Casa não estava com pressa para aprovar as mudanças já aceitas pela Câmara dos Deputados nas regras eleitorais.  

De acordo com Pacheco a minireforma deve andar junto com o projeto do novo Código Eleitoral que está sendo relatado pelo deputado Marcelo Castro. 

“O que eu posso dizer é que nós temos que realizar o nosso trabalho. É algo complexo, é um Código Eleitoral inteiro. Nós temos que avaliar se é possível fazer isso em duas semanas, ou não. De qualquer forma, não podemos produzir uma legislação na pressa. Vamos avaliar”, informou o presidente do Senado. 

O texto está parado no Senado desde 2021, ano em que a Câmara aprovou a proposta que é considerada a reforma mais ampla do sistema eleitoral.  

RELACIONADAS

+ Pacheco diz que Congresso não será empecilho para pautas econômicas

+ Pacheco: ‘é mais importante ceder do que conquistar’